Por rosayne.macedo
Riio - Foi publicada no Diário Oficial da União de ontem mais uma resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) que prorroga a redução temporária da vazão mínima afluente à barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí, até 31 de dezembro. O documento mantém a redução da vazão mínima de 190 metros cúbicos por segundo para 160m³/s, que vem sendo adotada desde 1º de setembro.
Para a agência, a medida busca preservar os estoques de água disponíveis no reservatório equivalente da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que é composto pelos barramentos de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil. A decisão considerou a atual situação hidrometeorológica desfavorável da região.
Publicidade
Segundo o diretor do Comitê do Baixo Paraíba, João Gomes Siqueira, essa nova resolução da ANA só vem confirmar que a crise no rio Paraíba ainda não acabou e pode piorar ainda mais. “Isso já demonstra para a gente que as recentes chuvas não foram suficientes e o problema continua. Embora esta resolução seja ruim para o Norte e Noroeste fluminense, temos de acreditar que esta é a melhor atitude”, disse.
Já para Vera Lúcia Teixeira, vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), a situação não melhora ou piora. Continua na mesma. “ Para a gente aqui não muda nada, essas determinações já vem sido mantidas há três meses. Precisamos ficar de olho é nesses acordos de transposição”, comentou.