Por rosayne.macedo
Rio - A Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), com sede em Campos dos Goytacazes, é a 11ª melhor universidade do país, a primeira do Estado do Rio de Janeiro e a segunda estadual brasileira, segundo o Índice Geral de Cursos do MEC (IGC) 2013, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) na última sexta-feira (19).
Com o resultado, a Uenf sobe um ponto em relação ao IGC 2012, no qual figurou como a 12ª melhor universidade brasileira. E mantém, por três anos consecutivos, o posto de melhor do estado. Desde que o IGC foi criado, a Uenf vem se mantendo entre as 15 melhores do país (2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013). Na pontuação absoluta, o chamado IGC contínuo, a universidade obteve 3,91 (no IGC 2012 havia obtido 3,92). No ranking das universidades estaduais, a Uenf só é superada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Publicidade
"Esta consistência no posicionamento da Uenf entre os primeiros colocados no ranking do MEC em nível nacional e como a melhor do estado reflete o empenho e compromisso de toda a nossa comunidade acadêmica. As conquistas obtidas em 2014, como a criação dos novos cursos de graduação e pós-graduação para início em 2015, aliadas a uma administração séria e consciente, fazem crer que a Uenf avançará ainda mais nas próximas avaliações", afirma o reitor da Uenf, Silvério de Paiva Freitas.
Como é calculado o indicador
Publicidade
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior do país a cada ano, considerando três itens básicos. Um deles é a média dos últimos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados.
Também é avaliada a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes. Outro critério considerado é a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.
Publicidade
O Inep publicou também os resultados do Conceito Enade 2013 e do Conceito Preliminar de Curso referente ao ano de 2013 (CPC-2013). A Uenf manteve o mesmo IGC do ano passado: 4. A novidade foi a subida do curso de Zootecnia, que obteve o conceito 5 no Enade e o CPC 4.
Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), somente os cursos de Zootecnia, Agronomia e Veterinária da UENF fizeram o Enade no ano passado. O curso de Veterinária ficou com o conceito 4 no Enade e CPC 3. Já o curso de Agronomia ficou com conceito 2 no Enade e CPC 3.
Publicidade
* Com informações da assessoria da Uenf