Por paloma.savedra

Rio - O governador do Rio Luiz Fernando Pezão visitou nesta quinta-feira o Porto Sudeste, localizado na Ilha da Madeira, em Itaguaí. Estrategicamente localizado, o porto representa a menor distância entre os produtores de minério de ferro de Minas Gerais e seus clientes. Com investimento de R$ 4,2 bi­lhões, o porto está pronto para iniciar as operações.

“A localização estratégica do porto vai ajudar a resolver o gargalo logístico da região, além de atrair investimentos", declarou Pezão, ressaltando ainda a expansão do porto e a construção do Arco Metropolitano: "São projetos estruturantes que levarão prosperidade à cidade de Itaguaí, aumentando consideravelmente o potencial de renda e consumo de toda a região”.

O governador visitou o local junto com o vice-governador, Francisco Dornelles, e os secretários Marco Antônio Capute (Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico), Carlos Roberto Osório (Secretário Estadual de Transporte) e Andre Correa (Secretário Estadual de Ambiente). 

Segundo o governo estadual, o porto já obteve as licenças de operação concedidas pelo Inea, ANTAQ e a Licença de Alfandegamento, concedida pela Receita Federal. A última etapa é a autorização da Marinha Brasileira para a liberação do canal marítimo de acesso prevista para os próximos meses.

O governo afirma ainda que ao começar suas operações, o porto terá cerca de 900 pessoas, entre funcionários próprios e terceiros. Por meio dele, o minério de ferro produzido no Brasil alcançará o mercado transoceânico e chegará aos grandes consumidores como o mercado do sudeste asiático.

“O Porto Sudeste é um dos mais importantes empreendimentos de logística desenvolvidos no Brasil. O terminal está integrado à linha ferroviária da MRS Logística, permitindo que o minério seja transportado até o litoral fluminense e de lá siga para o mercado internacional. Dessa forma, o empreendimento fortalece a logística do Brasil e viabiliza o escoamento da produção de minério de ferro nacional”, afirma Eugênio Mamede, diretor de Operações do Porto Sudeste.

Entenda como o Porto Sudeste funcionará

O Porto Sudeste tem profundidade de 20 metros e dois ber­ços de atracação de navios, capaz de receber embarcações de grande porte. A estrutura do empreendimento conta com ramal ferroviário de 2,3 qui­lômetros, pêra ferroviária, viradores de vagões para o descarregamento dos trens, dois pátios de estocagem com capacidade para 2,9 milhões de toneladas, além de instalações de apoio operacional.

Para fazer a ligação entre os pátios de estocagem e o píer, foi construído um túnel de 1,8 quilômetro de extensão, com 11 metros de altura e 20 metros de largura. Com capacidade inicial para embarcar 50 milhões de toneladas por ano, o Porto Sudeste poderá numa segunda fase, expandir essa capacidade para até 100 milhões de toneladas por ano.

Você pode gostar