Por eduardo.oliveira

Rio - O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos Júnior (PV) foi eleito o novo presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). Ele vai suceder a então prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho. Além da eleição, na reunião realizada nesta quinta-feira (26), na Prefeitura de Campos representantes das prefeituras de Rio das Ostras, Carapebus, São João da Barra, Casimiro de Abreu e Quissamã e discutiram medidas integradas de enfrentamento à crise do petróleo. A Ompetro aguarda agora resposta do governo federal sobre uma solicitação de encontro com a presidenta Dilma Rousseff. A intençãoé de que a reunião aconteça na sexta-feira, dia 6 de março, em Brasília.

Segundo Rosinha Garotinho, o momento é de cautela, já que a crise do setor petrolífero atinge os municípios não só com a queda da arrecadação dos royalties, como também nos investimentos realizados pelos governos estadual e federal. “Estamos sendo impactados não apenas em nossa receita municipal, como também na diminuição dos investimentos do estado em obras como de infraestrutura e saúde, consequências da desvalorização do preço do barril do petróleo”, destacou.

Em seu primeiro discurso como novo presidente, Dr. Aluízio ressaltou a importância do esforço em conjunto dos municípios, como o fortalecimento do Núcleo de Desenvolvimento Regional, que será responsável por buscar junto ao governo federal medidas que ajudem a estabilidade econômica e social da região responsável por 80% da produção nacional de petróleo e que abriga uma população de 1,2 milhão de habitantes.

"Temos que ter coragem para adotar medidas que consigam minimizar o impacto à população, como corte de salários, revisão de contratos, entre outros, principalmente para garantir aos nossos cidadãos qualidade de vida e o direito ao emprego. O nosso pensamento tem que ser regional e, com isso, garantir a valorização de nossas cidades, tão importantes no contexto nacional por sua contribuição na autossuficiência brasileira na produção de petróleo, conquistada em 2006 e, atualmente, na exploração do pré-sal", disse Dr. Aluízio.


Você pode gostar