Por vinicius.amparo

Rio - Setenta e quatro famílias de uma das mais antigas comunidades de Petrópolis, na região Serrana, a 24 de Maio, receberam, no último sábado (28), o título de posse de suas residências. A regularização fundiária foi realizada pela Secretaria de Habitação da cidade, por meio do Instituto de Terras e Cartografia do Rio (Iterj). Atualmente, estão em processo 114.801 títulos em 900 comunidades em todo o estado.

"O programa de regularização fundiária em Petrópolis está sendo executado em 13 comunidades, beneficiando 4.259 famílias e mais de 25 mil pessoas", afirmou o secretário de Habitação, Bernardo Rossi.

Entre outros critérios, para serem regularizados, os imóveis precisam ser construídos em áreas seguras.

"Os critérios técnicos são rigorosos e os processos, meticulosos. As famílias são orientadas por assistentes sociais durante todo o andamento", explicou Mayume Sone, presidente do Iterj.

A possibilidade de comprovação de residência facilita o acesso ao emprego formal e a conquista de incentivos, como financiamentos e alvará para microempresa. Com o documento, os moradores podem regularizar contas de luz, água e telefone, tornando os serviços mais confiáveis.

Você pode gostar