Por rosayne.macedo

São Gonçalo (RJ) - Criador da Turma da Mônica, o cartunista Maurício de Sousa  foi a atração do último dia do I Salão Municipal do Livro, em São Gonçalo. O evento, que atraiu mais de 4 mil pessoas, também marcou o Dia Municipal de Incentivo à Leitura, comemorado nesta quinta-feira (12).

Mauricio foi recebido, na casa de show i9, com muitos gritos, sorrisos e choro de estudantes emocionados. Ele conversou com alunos, respondeu perguntas, recebeu desenhos, além de tirar fotos e autografar seus livros.

“Nós temos que disseminar e incentivar a leitura. Tudo passa pela educação e eu estou muito feliz em poder participar de um evento como este”, disse.

O cartunista também aproveitou para anunciar, com exclusividade, que lançará um filme da Turma da Mônica com personagens reais. Ele ainda convidou os atores da cidade para se inscreverem em um processo de escolha dos profissionais.

Querido das crianças%2C Maurício encerrou salão do livro em São GonçaloDivulgação

Os irmãos gêmeos, Daniel Maia e Rafael Maia, de 13 anos, foram um dos alunos que não conseguiram conter a emoção e as lágrimas ao ver Maurício e, por isso, logo foram convidados para subirem ao palco.

“Encontrar e poder abraçar o Maurício é a realização de um sonho. Não imaginava que isso iria acontecer. Foi muita emoção”, contou Daniel.

No encontro, Maurício aproveitou para contar um pouco da história dos personagens através dos desenhos. A plateia dizia um nome e ele desenhava, ao vivo, como eram os personagens desde sua criação ao formato atual.

Durante o dia, dezenas de pessoas circularam pelos estandes das editoras e participaram de palestras, oficinas e apresentação de uma peça de teatro.

“Eu nunca tinha participado de um evento como este. Comprei um livro ontem e, ao perceber o teor da história, voltei hoje (quinta) para garantir a segunda edição do livro, mesmo sem ter lido o primeiro todo”, disse Lucas Ferreira, de 9 anos, aluno da Escola Municipal Margarida Rosa Marques Galvão.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Gonçalo

Você pode gostar