Por eduardo.oliveira

Rio - Esta semana começam os primeiros testes utilizando um drone para o monitoramento ambiental em áreas rurais do Estado do Rio de Janeiro. O veículo aéreo não tripulado foi trazido da Alemanha e será utilizado em um projeto de desenvolvimento tecnológico do Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, realizado em parceria com o Ministério Federal da Educação e Pesquisa e universidades do país europeu.

Dois treinamentos estão previstos, com voos experimentais para marcação de rotas. O primeiro na microbacia Barracão dos Mendes, em Nova Friburgo, na Região Serrana, acontece nesta quinta-feira (12), e o segundo em Itaperuna, na Região Noroeste, no domingo (15).

O drone, que permite fazer fotos e vídeos, será utilizado para o mapeamento de ecossistemas no entorno das matas ciliares das microbacias hidrográficas da Região Serrana. O equipamento foi adquirido com recursos do governo alemão, através do Projeto Integração de Ecotecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro - Intecral, que vem realizando ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no estado desde o ano passado, junto com o Programa Rio Rural.


Você pode gostar