Por eduardo.oliveira

Rio - Para ajudar as micro e pequenas empresas da Região dos Lagos a minimizar os efeitos do aumento da tarifa da conta de luz a partir deste domingo (15), o Sebrae-RJ está oferecendo um serviço de Diagnóstico de Eficiência Energética a custo subsidiado para que os empreendedores possam enxugar seus custos. Através do programa Sebraetec, as empresas podem ter uma consultoria para fazer uma análise do seu padrão de consumo de energia e um plano de ação para a adequação do consumo a alternativas de menor custo. O empresário paga apenas 20% do preço do trabalho, já que os demais 80% são subsidiados, a custo zero, pelo Sebrae-RJ.

Ao fazer o diagnóstico serão avaliados diversos fatores, a exemplo do planejamento de sistemas eficientes de iluminação e refrigeração, avaliação de máquinas e motores eficientes , estudo de sistemas de ar comprimido e aquecimento elétrico e preparação, avaliação das condições gerais de fornecimento de energia e alternativas tarifárias e elaboração de projetos de energia solar ou captação da água da chuva.

Para ter acesso ao programa, as micro e pequenas empresas devem ir ao escritório do Sebrae-RJ em Cabo Frio, na rua Raul Veiga 153, Centro. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 22-2643-0805 ou pelo email rj-regiaobaixadalitoranea@sebraerj.com.br . Os empreendedores interessados devem levar identidade e CNPJ e dar entrada no pedido de consultoria para Eficiência Energética. Em até sete dias, o empresário receberá as propostas de fornecedores cadastrados pelo Sebrae. A proposta escolhida será subsidiada pelo programa.

Você pode gostar