Por eduardo.oliveira

Rio - Como aumentar o número de turistas e sua permanência nas cidades do estado e ampliar o poder de consumo dos visitantes são algumas das questões que serão debatidas nos Seminários Regionais de Turismo, que começam a ser realizados esta semana no estado. A primeira edição será nesta quarta-feira (18), em Mangaratiba. Serão apresentados projetos da Secretaria Estadual de Turismo e da TurisRio para os próximos quatro anos em toda a Região da Costa Verde, que abrange os municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Rio Claro e Paraty.

Estarão presentes ao evento representantes do trade turístico e de prefeituras do entorno, além do Inea e da Polícia Militar, que vão abordar questões ligadas à infraestrutura, preservação do meio ambiente, desenvolvimento regional e segurança pública. O seminário contará ainda com uma apresentação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), que abordará as diretrizes para o setor, os investimentos para qualificação e informações sobre ampliação de leitos no Estado do Rio.

Os seminários vão debater ainda projetos como a ampliação da sinalização turística no interior; melhores canais de comunicação entre o turistas e seu destino; sustentabilidade; e facilidades para as empresas realizarem o Cadastur - Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos.

Segundo Nilo Sergio Felix, secretário de Turismo do estado, a intenção é criar ações integradas para promover as cidades turísticas e, consequentemente, fortalecer a estrutura dessas localidades para que o fluxo de turistas aumente progressivamente.

De acordo com Paulo Senise, presidente da TurisRio, é essencial fortalecer o alinhamento entre a iniciativa privada e o setor público para que o turismo possa se desenvolver com base forte e ainda mais profissionalizada.

O evento está programado para acontecer no Hotel Porto Belo, localizado na Rodovia Rio Santos, quilômetro 434 - São Brás, de 10h às 16h.

Você pode gostar