Por vinicius.amparo

Rio - Para reforçar o consumo do pescado e o que deve ser observado na hora da compra do produto, está sendo promovido na Semana Santa a campanha de conscientização “De Olho no Peixe”, que chega à quarta edição com algumas novidades. Uma delas é a ampliação — de seis para oito — do número de municípios contemplados com a ação que contará com grupos de teatro e dança e até gastronomia entre as atividades que vão agitar, de 1º a 4 de abril, os mercados de Niterói, Rio (Copacabana), Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio e São Pedro de Aldeia, além de Maricá e Macaé, incluídos este ano.

Na interação com consumidores e a população em geral que vão percorrer os oito mercados de pescado dessas cidades, haverá distribuição de materiais informativos e até receitascriativas à base de peixes e frutos do mar, de fácil preparo e a preços acessíveis. Além de incentivar a inclusão do produto na alimentação como fonte rica de vitaminas, cálcio, proteínas e ácido graxos (como o ômega-3), a campanha está entre as ações públicas de fomento à pesca no estado, um dos principais produtores de pescado do país, contribuindo ainda para o desenvolvimento sustentável em aspectos socioeconômicos e ambientais.

Abertura

A abertura oficial será às 7h de quarta-feira, dia 1º, no Mercado de Peixe São Pedro, em Niterói, com encerramento às 11h do Sábado de Aleluia, dia 4, em Angra dos Reis, cidade escolhida para sediar a oficina de gastronomia que acontecerá todos os dias no município da Costa Verde para ensinar o preparo de pratos tendo o pescado como ingrediente. Reforçando as atividades lúdicas, em todos os mercados haverá diariamente, das 7h às 13h, distribuição de material com sugestão de receitas e orientações sobre aspectos que identificam que o produto está fresco, como olhos e escamas brilhantes e guelras vermelhas. Vale até a consistência dura da carne, o que deve ser conferido com luvas, para evitar a contaminação.

Veja os endereços da campanha

Angra dos Reis - Praça Zumbi dos Palmares, próximo ao Mercado Municipal de Peixes.

Búzios - Mercado do Peixe na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no Porto da Barra.

Cabo Frio - Mercado do Peixe em frente ao Viaduto do Canal e Rua dos Biquínis.

Macaé - Mercado Municipal de Peixes, na Avenida Presidente Sodré, s/nº, Centro.

Maricá - Praça Conselheiro Macedo Soares, próximo à sede da Secretaria Municipal de Turismo.

Niterói - Mercado de Peixes São Pedro, na Avenida Visconde do Rio Branco, 55, Ponta D’Areia.

Rio - Colônia de Pesca Z-13, no Posto Seis, em Copacabana.

São Pedro da Aldeia - Mercado Público, na Rua Teixeira Brandão, em frente à passarela da pista central.

Você pode gostar