Por vinicius.amparo

Rio - Com 20 mil hectares de pasto secos, 250 famílias desempregadas, plantações de abacaxi e cana-de-açúcar secas e com prejuízo que soma R$ 28 milhões, São Francisco do Itabapoana, no Noroeste Fluminense não teve outra saída que não fosse decretar estado de emergência causado pela crise hídrica. Diante deste cenário, o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Christino Áureo, antecipou ao DIA algumas medidas que estão sendo aplicadas na região para tentar minimizar os efeitos catastróficos da longa estiagem que secou o Rio Paraíba do Sul.

Leia mais: São Francisco pede socorro. Cidade é a terceira a decretar estado de emergência

Segundo o secretário, a cidade de São Francisco ainda será contemplada em breve com o programa Rio Rural Emergencial, plano de contingência criado pela pasta com o objetivo de realizar a limpeza de bebedouros para a melhoria da qualidade da ração dos gados e também a perfuração de poços artesianos para uso coletivo.

"A gente já começou o trabalho de limpeza de açudes e bebedouros na cidade. Estamos aguardando a finalização da licitação para iniciarmos a perfuração dos poços, que, com certeza, irão auxiliar os produtores rurais do município a enfrentar o problema que é a estiagem", disse Christino.

O secretário também confirmou o recebimento do relatório com as perdas do município, mas disse que aindam faltam normalidades para que possa ser apresentado ao governo federal.

Reportagem de Vinícius Amparo

Você pode gostar