Por vinicius.amparo

São Gonçalo (RJ) - Nesta terça-feira (7), São Gonçalo, na Região Metropolitana, realizou operação conjunta contra as construções irregulares ao lado do manguezal próximo à Favela da Manchete, nos fundos da Rua Cavaru, no bairro Porto da Pedra. Os fiscais do Meio Ambiente interditaram dois galpões no local e notificaram seus proprietários para apresentar documentos sobre as empresas. Eles estão em Área de Preservação Permanente. Caminhões da prefeitura retiraram ainda quatro caçambas de entulho e resíduos de material de construção na área, ao lado da favela.

A atividade foi coordenada pelo subsecretário de Meio Ambiente, Tiago Rangel, que a realizou em parceria com o projeto Cidade Limpa. Um galpão guardava caçambas de entulho e servia de estacionamento para um caminhão e outro estava vazio, com placa de “Aluga-se”. “ Os donos dos galpões têm 15 dias para apresentar documentação à Prefeitura. Não podem funcionar ali. Diariamente fiscais passarão por aqui para monitorar a área e descobrir que empresas despejam restos de obras no terreno atrás do manguezal. Moradores da localidade já têm os nossos telefones para denunciar se virem alguma atividade irregular”, explicou Rangel.

O subsecretário informou ainda que na próxima semana será iniciado estudo para recuperar o manguezal, que está completamente degradado. Uma das margens dele está repleta de lixo. “Queremos revitalizar esta área, que é protegida pela legislação ambiental. Posteriormente, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação, Infância e Adolescência, vamos cadastrar os moradores da comunidade, para providenciar o pagamento de aluguel social e retirá-los da área de risco”, disse Rangel.

Você pode gostar