Porto Real organiza abraço ao Rio Paraíba do Sul para celebrar Meio Ambiente

Mais de 100 pessoas entre crianças, jovens e adultos, deram as mãos e abraçaram simbolicamente o rio

Por marlos.mendes

RIO - A secretaria de Meio Ambiente de Porto Real, junto com a população do município, organizou um ato muito importante na manhã desta terça-feira. Mais de 100 pessoas entre crianças, jovens e adultos, deram as mãos e abraçaram simbolicamente o Rio Paraíba do Sul a fim de conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da água, nos mesmos moldes do que já havia acontecido Paraíba do Sul e Volta Redonda. Também houve o plantio de mudas de espécies nativas da região.

A campanha regional da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) em parceria com o Comitê da bacia do Rio Paraíba do Sul teve como lema “O Rio Paraíba é nossa caixa d’agua e está secando”. Participaram do evento a prefeita Cida, a subsecretária de Meio Ambiente, Lorena Balieiro; a secretária e subsecretário de Ação Social e Habitação, Laura Rezende e Sebastião Antônio da Silva; secretário e subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Eduardo Linhares e Maria Paula Tavares; secretário de Ordem Pública, Aloísio Rocha; coordenadora de Educação para a Sustentabilidade, Alessandra Muniz; e representantes de empresas da região. Estavam presentes ainda os alunos do programa social Sai da Rua Menino e Vem Para o Circo.

A coordenadora de Educação para a Sustentabilidade, Alessandra Muniz, reforça o início das comemorações ao mês do meio ambiente. “Junto com o ato simbólico de abraçar o Rio Paraíba do Sul, queremos sensibilizar as pessoas com a ação de fechar as torneiras por uma hora. Essa campanha da AGEVAP em parceria com os 19 municípios abastecidos pelo rio, entre eles Porto Real, visa conscientizar a população da importância desse recurso hídrico na vida de todos nós. O mês de junho será de celebrações em marcação a data. No próximo dia 10 haverá plantio de árvores na nova sede da Ação Social”.

Para a subsecretária de Meio Ambiente, Lorena Balieiro, o ato é um marco para Porto Real e para os demais municípios abastecidos pela bacia do Paraíba, em virtude da crise hídrica a qual estamos atravessando. “O intuito da ação foi evidenciar a necessidade da redução do consumo de água em vista da escassez hídrica que a bacia vem enfrentando. O plantio das mudas, realizado às margens do rio representa o ciclo da vida”, destaca Lorena.

“Fazer a nossa parte é muito importante, principalmente na preservação de nosso meio ambiente e da água que consumimos. Essa deve ser uma mobilização que devemos multiplicar, ou seja, cada um de nós tem que levar essa informação e ação a seus familiares, amigos e parentes. Ainda há muito desperdício de água. Atualmente não vivemos, em nosso município, uma real crise hídrica, porém devemos ter a consciência de poupar para não faltar, pensar no futuro de nossa cidade e agir em prol da sobrevivência e qualidade de vida de cada um de nós”, pondera a prefeita Cida.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia