Por rosayne.macedo

Rio - Cerca de 24 mil moradores de Cardoso Moreira e Conceição de Macabu ganharam duas novas Clínicas da Família, inauguradas nesta segunda-feira (8), pelo governador Luiz Fernando Pezão, com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro. As duas Clínicas da Família inauguradas na região Norte Fluminense receberam investimento estadual de R$ 1,3 milhão cada, e se somam as outras 12 já entregues.

A estrutura das unidades comportam a atuação de até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, e agentes comunitários de saúde. Cada unidade poderá atender até 12 mil pacientes por mês.

As unidades de Niterói, Bom Jardim, Três Rios, Quatis, Búzios, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Rio Bonito, Sapucaia, Queimados, Aperibé e São Fidélis já foram inauguradas, e outras cinco estão em construção: Seropédica, Itaguaí, São Francisco de Itabapoana, Barra Mansa e Rio Claro. Ao todo, o governo do estado pretende inaugurar 59 Clínicas da Família em 49 municípios.

Pezão ressaltou o compromisso do estado em apoiar os municípios por meio de ações voltadas para a atenção básica. "Acredito no papel da atenção básica para o cuidado com a saúde. Precisamos avançar mais e isso se faz com médicos, enfermeiros e toda a equipe de assistência. Outras Clínicas da Família serão inauguradas. A proposta é manter o apoio às prefeituras", afirmou.

"A prevenção e o diagnóstico precoce são as medidas mais eficazes para conter a ocorrência do agravamento de doenças, e esta é a contribuição das equipes que atuam nas Clínicas da Família. Investir na atenção básica é essencial para que possamos melhorar o atendimento à população - ressaltou o secretário de estado de Saúde, Felipe Peixoto.

O ministro destacou a importância da integração entre os governos municipais, estadual e federal. "A proposta do governo federal é fazer, em parceria com o estado do Rio de Janeiro uma referência em saúde pública no país. O resultado vai aparecer no esforço em compartilhar responsabilidades entre o ministério da Saúde, o Governo do Estado e municípios", afirmou Chioro.

A dona de casa Terezinha Soares de Oliveira participou da inauguração em Conceição de Macabu, e levar os netos para conhecer a nova unidade. "Isso é muito bom para minha família e também para as pessoas que moram aqui perto. Meu neto está ansioso pela consulta com o dentista", disse Terezinha.


Você pode gostar