Por rosayne.macedo

Volta Redonda (RJ) - Cerca de 1.100 alunos das 36 turmas da Escola Sesi Volta Redonda vão aprender matemática de uma maneira diferente, com uma nova metodologia que a torna mais atraente e facilita o aprendizado. A cidade ganhará nesta quarta-feira (10) a Sala Sesi Matemática que levará o novo método desde a Educação Infantil, passando pela Educação Fundamental, Ensino Médio, até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A nova sala tem capacidade para 40 alunos, conta com 40 netbooks e lousa digital. O professor lança um desafio a partir do jogo escolhido por ele em uma plataforma online que, automaticamente, aparece também nos netbooks utilizados pelos estudantes. Durante a atividade, os professores podem acompanhar a evolução dos estudantes de forma integrada e em tempo real.

Atualmente, o desempenho escolar no Brasil está longe das primeiras posições no ranking mundial de matemática (PISA 2012), e a consequência prática desse baixo desempenho tem reflexo imediato no mercado de trabalho. Uma pesquisa do Sistema FIRJAN, realizada em 2011, aponta que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas.

A metodologia do Sesi Matemática associa práticas educacionais modernas à tecnologia, para quebrar a resistência e antigos preconceitos de estudantes e professores, e, assim, contribuir na formação de jovens críticos e com raciocínio lógico mais aprimorado. Esta iniciativa leva a uma mudança no ensino e no aprendizado da matemática. A abordagem passa a ser atraente, tornando a matemática mais interessante e, consequentemente, facilitando o seu aprendizado.

Você pode gostar