Por felipe.martins

Rio - O Dia de São João será celebrado hoje em diversos municípios que têm o santo como padroeiro. Nas cidades que levam o nome do santo, a festa começou faz tempo e só termina no Dia de São Pedro (29). Da Baixada ao Norte Fluminense, os eventos misturam tradição com atrações para o público jovem, e incluem shows, quadrilhas e cerimônias religiosas.

Em São João da Barra, a festa começou dia 12 com o tradicional Circuito Junino. Nesta segunda-feira foi dia de procissão fluvial, com barcos colorindo o Rio Paraíba do Sul, mantendo viva uma tradição religiosa que atravessa gerações. O feriado municipal será celebrado hoje, às 22h, com música sertaneja da dupla Hugo e Thiago, na Praça do Padroeiro. A programação conta com alvorada às 6h e procissão às 18h.

Procissão fluvial coloriu o Paraíba do Sul em São João da BarraDivulgação

Em São João de Meriti, os festejos foram abertos no dia 18 e vão até domingo, na Praça da Matriz, com quase 50 atrações musicais, além de barracas com comidas típicas e artesanato. Um dos pontos altos é o show Swing & Simpatia, sábado, à meia-noite. As quadrilhas caipiras do tradicional Arraial Meriti animam a festa no fim de semana.

Em Niterói, os festejos acontecem no entorno da Catedral Metropolitana São João Batista, no Centro, a partir das 16h. Será servido angu à baiana, tradição da festa. Além das atrações típicas, haverá missas, procissão e shows sertanejos. As celebrações seguem para Jurujuba de sexta até segunda, dia de São Pedro.

Em Macaé, o padroeiro é festejado na Praça Washington Luiz. Hoje, ao meio-dia, será servido para a população um almoço de bobó de camarão. Haverá procissão, missa campal e show com a banda Orasamba. Um carro zero ainda será sorteado.

Você pode gostar