Por rosayne.macedo

Teresópolis (RJ) – Com duração de 10 dias, o Festival Sesc de Inverno 2015 promete mais de 100 atrações, como música, dança, teatro, oficinas e atividades infantis, com 80% da programação gratuita, em três cidades da Região Serrana - Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Considerado um dos maiores eventos culturais do estado do Rio de janeiro, o projeto chega a sua 14ª edição e acontece entre os dias 24 de julho e 2 de agosto, com uma programação cultural extensa, diversificada e de qualidade.

Com o tema ‘Memória presente’, o evento teve seu pré-lançamento nesta quinta-feira (9), no Sesc Teresópolis e reuniu autoridades, representantes de entidades, imprensa e convidados. Entre as atrações já confirmadas para Teresópolis, estão João Bosco, Wagner Tiso e Tunai, Kleiton e Kledir e Banda Suricato. A iniciativa já faz parte da agenda cultural de Teresópolis e conta com o apoio do Sistema Fecomércio-Rj e da Prefeitura Municipal.

"O Festival de Inverno já faz parte do calendário oficial de eventos de Teresópolis e é muito importante porque agrega valor cultural e artístico à cidade num período de alta temporada. O Sesc tem sido um parceiro importante por proporcionar lazer, através da arte e da cultura, para a população local e as pessoas que nos visitam. Também quero parabenizar o Sesc em sua política de ultrapassar os muros da unidade, alcançando a cidade como um todo”, declarou o secretário de Cultura e de Turismo, Ronaldo Fialho.

Entre os objetivos do Festival está a promoção de experiências que gerem o desenvolvimento cultural da população, em especial da serra fluminense, e, consequentemente, contribuam para a transformação social. A ideia principal é levar conhecimento e lazer e ampliar o leque de informações oferecido ao público, com o propósito de fortalecer a cidadania e a democratização da cultura.

O diretor regional do Sesc Rio, Mauro Rego, falou da expectativa para esta edição. “Nossa expectativa é fazer uma programação concentrada em menos dias, porém mais intensa e que vai contemplar todas as idades artísticas. Nós temos o objetivo permanente de enriquecer a vida cultural das pessoas e fazer com que a sociedade reflita e inspire novas formas de vivência. E o Festival de Inverno é a oportunidade onde isso acontece de maneira mais intensa, aproveitando o grande público que se concentra na região serrana nessa época do ano”, comentou Mauro.

A edição de 2015 vai falar sobre memória e arte, estimulando a reflexão sobre a construção da realidade. Trata-se de uma viagem cultural baseada no conceito das ações presentes do cotidiano que estão vinculadas ao passado e que permanecem no futuro. Em Teresópolis, As atividades serão realizadas no Sesc Teresópolis (Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea) e na Av. J.J. de Araújo Regadas, o Parque Regadas. A programação completa pode ser conferida no site www.festivalsescdeinverno.com.br.

Você pode gostar