Roteiros do interior terão descontos para moradores do Rio

Durante o mês de agosto, agências de viagens irão vender roteiros com desconto para moradores do Rio de Janeiro

Por rosayne.macedo

Rio - Na contramão do Carioquinha, que oferece descontos a moradores do Rio e da Região Metropolitana para conhecer os principais pontos turísticos da "cidade maravilhosa", os cariocas também terão descontos especiais para conhecer as belezas do interior do estado. Pacotes a roteiros de várias regiões turísticas serão oferecidos com descontos durante todo o mês de agosto a quem mora no Rio.

A novidade será oferecida graças a uma parceria entre a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav/RJ), o Sebrae/RJ e o projeto Carioquinha. Para definir as ofertas que estarão disponíveis, no próximo dia 22 será realizado o I Workshop e Rodada de Negócios Carioquinha, na sede do Sebrae/RJ (Rua Santa Luzia 685/9º, Centro, que reunirá agentes de viagens e fornecedores.

No evento, realizado das 9h30 às 18h, serão apresentados os roteiros “Turismo Rural”, “Turismo da Experiência Serra Carioca” e “Desenvolvimento do Roteiro Integrado Serra Mar". Logo em seguida, os empresários se reunirão para formular os pacotes a serem comercializados. O objetivo é promover novos produtos e abrir mercados com boas possibilidades de vendas.

Fazem parte do roteiro "Turismo da Experiência Serra Carioca" as cidades de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Já o Roteiro Integrado Serra Mar é composto pelas regiões da Costa do Sol e da Serra Verde Imperial, com as cidades de Niterói, Casimiro de Abreu, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé, Rio das Ostras, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O roteiro de Turismo Rural reúne as cidades de Barra do Piraí, Trajano de Moraes, Paraty e Petrópolis.

Para o Sebrae/RJ, é estratégico estabelecer parcerias de apoio a projetos que possibilitem mercado para os pequenos negócios do setor. "Principalmente na conjuntura econômica atual, onde mostrar novos roteiros, diversificando a oferta, propiciará o aumento do turismo doméstico", destaca a coordenadora de Turismo da entidade, Margareth Carvalho.

“Nosso intuito é oferecer aos agentes de viagens mais um produto para ampliarem seus negócios e, ainda, promover a interiorização do turismo e favorecer pequenos negócios turísticos promovidos pelo Sebrae/RJ. E o projeto Carioquinha será uma importante plataforma de divulgação desta ideia”, destacou o presidente da Abav/RJ, George Irmes.

Projeto Carioquinha

Com o objetivo de democratizar o acesso da população aos pontos e serviços de interesse turístico, o projeto Carioquinha chega a sua 15ª edição. Durante todo o mês de agosto, cariocas “da gema” (naturais do Rio) ou “do coração” (moradores da cidade ou do Grande Rio) têm direito a descontos e programações especiais oferecidas por pontos e serviços turísticos do Rio.

São consideradas como integrantes da região do Grande Rio as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia