Por rosayne.macedo

Rio - Os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá apresentaram redução dos principais índices criminais, no primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado. Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que foram menos 88 casos de homicídios dolosos na região, o que representa uma queda de 32,8% no comparativo entre os acumulados de janeiro a junho de 2014 e 2015.

Os índices de roubos de veículos também apresentaram diminuição significativa: foram menos 825 casos, uma redução de 26,7%. Já a incidência de roubo de rua caiu 22,1%, com menos 1.649 vítimas. "A redução da criminalidade na Grande Niterói foi significativa no primeiro semestre deste ano, e o destaque é a cidade de São Gonçalo. Desde o início do ano, os indicadores têm apresentado quedas progressivas, principalmente fora da capital", afirmou a presidente do ISP, Joana Monteiro.

O ISP também divulgou números relativos à produtividade de policiais em Niterói, São Gonçalo e Maricá, que integram as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) 7 e 12. Na comparação com o mesmo período de 2014, cresceram, nos últimos seis meses, as apreensões de drogas (27%), de menores (29,3%) e de armas (16,5%). O número de prisões aumentou 37,2%, com mais 584 casos.

Números de todo o Estado do Rio

A queda dos índices criminais de Niterói, São Gonçalo e Maricá no primeiro semestre do ano acompanhou a tendência registrada em todo o estado. A redução mais significativa nos casos de homicídios dolosos ocorreu na Baixada Fluminense: foram 297 casos a menos, em relação ao mesmo período do ano anterior. O interior do estado também contribuiu expressivamente para a queda, com 201 casos a menos.

No acumulado do semestre, foram registrados 2.104 homicídios no estado do Rio de Janeiro, o que representa uma diminuição de 22,8%. São menos 622 mortes contabilizadas na comparação com o mesmo período do ano anterior.

No mês de junho, o estado registrou o menor índice de homicídios dolosos em 24 anos. Foram 272 casos, número mais baixo de toda a série histórica, desde que os dados começaram a ser disponibilizados pela Polícia Civil, em 1991. O melhor resultado havia sido contabilizado em agosto de 2012, com 294 mortes.

Você pode gostar