Por lucas.freitas

Duque de Caxias (Rj) - Uma nova história começou a ser escrita na Guarda Municipal de Duque de Caxias nesta terça-feira (4/7). Em cerimônia na sede da corporação, no centro da cidade, o prefeito Alexandre Cardoso, ao lado do secretário municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Marcello Silva da Costa; sancionou o Plano de Cargos e Salários que vai beneficiar centenas de servidores que garantem a ordem pública no município, dando fim a uma espera de mais de 20 anos.

“Durante muito tempo muitos servidores da Guarda Municipal deixaram de se aposentar por não terem a garantia de uma estabilidade financeira após deixarem o trabalho. Com o Plano de Cargos e Salários isso muda, já que o servidor poderá se retirar com um salário digno. Por isso, fiz questão de vir aqui agradecer toda equipe da secretaria de Defesa Civil e Políticas de Segurança, da Procuradoria, que no ajudaram muito em todos os sentidos. Cuidamos de cada detalhe para que esse marco seja uma vitória de todos”, destacou o prefeito.

A frente da secretaria municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança há menos de um ano, o secretário Marcello Silva da Costa dividiu com todos a felicidade de poder fazer parte desse momento histórico para “Nova Guarda Municipal de Duque de Caxias” e prometeu novas mudanças com o objetivo de tornar a instituição cada vez maior.

“É uma honra poder fazer parte dessa contribuição para uma instituição tão importante como é a Guarda Municipal. O prefeito restaurou a dignidade e consolidando uma história de sucesso da corporação, respeitando toda a memória. Hoje é o dia da consagração do ato que ele me prometeu logo assim que assumi a secretaria de Defesa Civil e Políticas de Segurança. A partir de agora temos uma nova corporação se preparando cada vez mais para crescer”, frisou o coronel Silva Costa.

O Plano de Cargos e Salários da Guarda Municipal faz parte de uma série de ações que visam preparar a corporação para assumir um novo papel na segurança pública, tendo como diretriz a Lei Federal 13.022, de 8 de agosto de 2014, conhecida como Estatuto das Guardas Municipais. Atualmente, Duque de Caxias conta com um efetivo de 257 guardas municipais na ativa e 57 inativos.

“(O Plano de Cargos e Salários) Representa a vida do guarda municipal. É a valorização em alto nível. O prefeito conseguiu mexer com o nosso psicológico e financeiro. Esse ato representa um ganho para toda cidade, que passa a contar com um serviço cada vez melhor, e é uma referência para todo país”, elogiou Virgílio Dias, que está no quadro da Guarda Municipal há 15 anos.

Subsecretário de Políticas de Segurança, Geraldo Fontes, explicou que o município está na vanguarda desse movimento já que é o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a aprovar o Plano de Cargos e Salários, além de contar com um comandante oriundo do quadro da Guarda Municipal. “Estamos construindo uma Nova Guarda Municipal em Duque de Caxias”, afirmou.

O comandante da Guarda Municipal e subsecretário de Integração Operacional, Carlos Alberto dos Santos, acompanhou a solenidade e agradeceu a criação do plano que vai ajudar no desenvolvimento do trabalho da corporação. “Muitas gestões passaram e o Plano de Cargos e Salários ficou só na promessa. Por isso, faço questão de agradecer a todos que ajudaram nessa construção. Temos uma nova linha de raciocínio e podem ter certeza que vamos sempre dar o máximo de nós”, disse.


Você pode gostar