Por nicolas.satriano

Rio - Centenas de moradores de Arraial do Cabo terão que abandonar suas casas a partir das 7h deste domingo para a implosão do aqueduto da Álcalis, que acontecerá às 9h. A ação, que deverá durar segundos para colocar ao chão 15 toneladas de ferro e concreto, atende a determinação do Ministério Público do Rio para evitar acidentes. A estrutura de 70 metros, construída há mais de quatro décadas para escoar resíduos de barrilha (produto químico) no mar e desativada há mais de 20 nos, oferece risco de desabar.

Estrutura em concreto e ferragem está abandonada há 20 anosDivulgação

Após uma série de problemas com a licitação, que levou ao adiamento da implosão por quatro vezes, a empresa escolhida para realizar a operação foi a capixaba Dinamita Detonações e Transportes Ltda. O custo será de R$ 485 mil, segundo a prefeitura.

Moradores das imediações das quadras delimitadas pela Estrada da Rebeche, próximas ao posto de gasolina e do Morro Boa Vista, foram orientados ao longo da semana e deverão ficar afastados 300 metros de distância do local. O trânsito da via será fechado a partir das 17h de hoje e só será normalizado no final da tarde de domingo.

Moradores foram orientados a evacuar a áreaDivulgação

Empresas de fornecimento de água, gás e energia vão suspender os serviços no local amanhã pela manhã e só retornam à tarde. A ação será acompanhada por agentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Saúde.

Este será o segundo aqueduto da Álcalis a ser implodido na cidade. O primeiro foi o localizado na RJ-140, na altura da Prainha, em 11 de agosto de 2009. A ação também atendia a uma ordem judicial do MP contra o DER-RJ, a prefeitura e a Álcalis.

Você pode gostar