Por rosayne.macedo

Engenheiro Paulo de Frontin (RJ) - Com apenas 13,5 mil habitantes, boa parte deles vivendo na zona rural, o município de Engenheiro Paulo de Frontin, na Região Sul Fluminense, sofre com a dificuldade de acesso à internet em pleno século 21. Essa realidade pode mudar em breve. A cidade será a primeira do interior do estado a ser contemplada pelo programa do governo federal "Cidades Digitais", que prevê acesso a uma internet rápida e gratuita.

Segundo o cronograma do Ministério das Comunicações, já no mês de março terá início a instalação dos cabos de fibra ótica e dos equipamentos de transmissão. Serão nove pontos de acesso, sendo seis destinados ao governo e três abertos a população. As torres de transmissão terão o alcance de 300 metros.

O projeto pretende modernizar a gestão, ampliando o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros. Ao todo, 80 cidades em todo o País participarão dessa fase inicial do projeto. No Estado do Rio, apenas Paulo de Frontin está autorizada a iniciar as obras. Outras duas, Maricá e São José do Vale do Rio Preto, devem dar início ao projeto no segundo semestre. 

"Nossa proposta é que, nos pontos de livre acesso, os estudantes possam realizar pesquisas escolares, os microempreendedores individuais tenham acesso a mais ferramentas para fazer crescer seu negócio e, futuramente, que os postos de saúde possam realizar agendamento de consultas onine", explicou o prefeito Marco Aurélio.

Assinado em 2013, o projeto, desde então, vinha passando por várias etapas para aprovação da estrutura e cumprimento de metas. E, após a última vistoria, realizada na semana do Carnaval, a cidade, enfim, recebeu o sinal verdade do Ministério das Comunicações para dar início as obras e instalação dos cabos de fibra ótica.

"Estamos muito orgulhosos de receber essa confirmação do Ministério das Comunicações. É um projeto pioneiro e muito importante para nosso município, o qual irá ganhar em melhorias nos serviços públicos e fomentar o acesso a informação", destacou o prefeito.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Paulo de Frontin



Você pode gostar