Editorial: País precisa levantar a cabeça

Corre uma crise multidimensional e longeva, que já ameaça transformar a recessão em depressão e o impasse político em ingovernabilidade

Por cadu.bruno

Rio - Todo o imbróglio envolvendo o ex-presidente Lula na sexta-feira é excelente oportunidade para o Brasil enfim sair do marasmo. Corre uma crise multidimensional e longeva, que já ameaça transformar a recessão em depressão e o impasse político em ingovernabilidade.

ATÉ ENTÃO, cozinhava-se o Brasil numa crise mantida em banho-maria, com Planalto e Congresso estudando cada passo cuidadosamente. Estouraram os dois revezes contra Eduardo Cunha — na Comissão de Ética e no STF —, e daí se viu sequência alucinante de fatos graves, como a condução coercitiva de Lula.

CLAMAR PELA agenda positiva, hoje, infelizmente é bradar no deserto, pois há muitos interesses em jogo a curto prazo. Mas o país não pode ficar refém nem de exageros nem de vista grossa.

É HORA DE levantar a cabeça e corrigir o Brasil, punindo malfeitores, mas sem atropelos que ponham em risco a integridade da República. Esse reme-reme esperando a solução cair do céu não levará o país a lugar algum.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia