Por felipe.martins

Rio - Eu já abro o jornal me tremendo todo, com medo do que pode pular de lá de dentro, daquelas páginas. Tudo tão denso na parte da política brasileira que, quando chego na parte cultural, de diversão e amenidades, já estou exausto. E a ficção das propostas artísticas do cinema, teatro, literatura, celebridades, festas não chega aos pés dos mocinhos (quase inexistentes) e fabulosos bandidos (brotam aos milhões, junto com os milhões que eles roubam), que habitam as movimentadas viradas de jogo diárias. E o que dizer da caracterização dos personagens?

Como a Presidente emagreceu, perdeu os últimos resquícios de gente boa que tinha, e só sobrou a Odete Roitman na cara dela. Zero bonachona. E o moço do olho caído? Nem o Corcunda de Notre Dame. Aliás, olho por olho, dente por dente, os olhos eternamente arregalados da Cláudia Cruz, mulher do Cunha, que não é meu parente? Acho superinteressante quando ela e a filha mandam zaps para ele nas horas difíceis, dizendo “Deus no comando”. Negativo, vocês ou um Deus que desconheço no comando da sem-vergonhice, porque, na hora que o Deus que eu acredito, Exu, resolver agir, vocês estão fritos. Estes católicos desviantes devem ter inventado um tipo de Deus muito particular pra eles, porque, causadores da fome dos miseráveis do país, comem refeições em Paris e Nova York pelo preço de várias cestas básicas, e estão super em paz com suas consciências. Devem ser da turma daquela socialite que esculhambei aqui, que se declarava parte da elite brasileira que comanda o país. Como disse há décadas e repito: que elite, cara pálida, vocês são a escória!

E a ópera Bufa, não é o máximo? Jandira Feghali gravou um vídeo de apoio ao Lula, ela superchique, calma, mas incapaz de perceber que estava queimando o filme dele porque ela documentava o cara dizendo barbaridades. Nem o melhor novelista conseguiria, porque isto não faz sentido, todo mundo revisa o que filmou antes de publicar. Eles não, só para nos encantar. E os que deveriam acusar não interpretam bem o papel porque está na cara que eles estão pisando em ovos, como bem dizem os que foram flagrados com o boca na botija: vocês acham que eles também não ganharam apartamentos, sítios? E nós, os que votam, sem estar do lado de nenhum e sim contra a maioria deles, balançamos a cabeça para cima e para baixo e dizemos: exatamente, queremos que eles e todos vocês que estiverem envolvidos e contra quem tiver prova, queremos que todos vocês paguem juntos. Ou vai me dizer que uma prisão de segurança máxima com toda esta cúpula do Congresso enjaulada não seria um desfecho incrível pra nossa história? A República das Bananas precisa mostrar ao mundo o valor desta gente bronzeada. Cadeia em todos eles!

E-mail: chapa@odia.com.br

Você pode gostar