Por thiago.antunes

Rio - Faço marketing na Ambev há 16 anos e sei da responsabilidade que temos, como cervejeiros, de mostrar e engajar os consumidores sobre a importância do consumo inteligente de bebidas por meio de nossas campanhas e ações. Pode soar contraditório a princípio, mas não é e nem deve ser. O incentivo à moderação deve começar por nós. Queremos e trabalhamos para que as nossas cervejas proporcionem apenas experiências especiais para todos os consumidores.

Já são mais de 14 anos desenvolvendo e estimulando o consumo inteligente das nossas cervejas, seja com campanhas publicitárias ou com ações em nossos eventos. A Skol, por exemplo, convidou, no último verão, os consumidores a extrapolar apenas na celebração e nos bons momentos, sem exagero no consumo de bebida. A marca também já fez do motorista da rodada a estrela da noite. Já a Brahma, há alguns anos, escalou Cafu e Luís Fabiano para lembrarem que a regra é clara: bebida e menores de idade não combinam.

Nos nossos eventos, incentivamos funcionários e convidados de camarotes a doar valores simbólicos ao retirar ingressos para festivais como Lollapalooza e Tomorrowland. O dinheiro arrecadado vai para ONGs do projeto Na Responsa!, nosso programa que fala diretamente com jovens sobre a importância de não beber antes dos 18 anos. Além disso, treinamos vendedores de bebida para sempre pedirem documento de identidade ao consumidor. Já foram treinados 34 mil vendedores só em 2017!

Mas sabemos que esse é um trabalho que demanda atenção e esforço constantes. Por isso, temos diretrizes claras que nos ajudam a sempre ter em mente nossa responsabilidade ao conversar com os consumidores. Como cervejeiros responsáveis, alinhamos nossas comunicações para serem dirigidas apenas a maiores de idade e incentivarem o consumo inteligente.

Para comemorar nosso trabalho, temos, todo ano, o Dia de Responsa, quando saímos às ruas de todo o Brasil para alertar sobre os riscos do uso indevido de bebidas alcoólicas. Ou seja, o consumo por menores de 18 anos, em excesso ou associado à direção. São 32 mil funcionários da nossa cervejaria engajados em conscientizar bares, restaurantes, outros pontos de venda e consumidores sobre a importância do consumo inteligente.

E, como sonhamos grande, também assumimos junto com a Anheuser-Busch InBev metas globais de consumo inteligente. Entre elas, o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas de marketing e programas de conscientização dos consumidores nos próximos oito anos e a garantia de que, até 2020, todas as embalagens das nossas cervejas trarão orientações sobre o consumo inteligente.

Apesar da grande mobilização, o Dia de Responsa, comemorado hoje, é apenas mais um dia desse trabalho. É um trabalho contínuo para todos nós repensarmos nossos hábitos e comportamentos excessivos. Acreditamos que o trabalho em rede é o melhor caminho para alcançarmos o nosso sonho, de unir as pessoas por um melhor. Por isso, defendemos a criação de uma rede de responsa. Queremos engajar todos, de funcionários a consumidores, e promover cada vez mais brindes responsáveis.

Paula Lindenberg é vice-presidente de Marketing da Ambev

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