Mais Lidas

Legislação em excesso gera desemprego

Por Cassio Azevedo Presidente da Associação Brasileira de Telesserviços

Cassio Azevedo 
Presidente da Associação Brasileira de Telesserviços
Cassio Azevedo Presidente da Associação Brasileira de Telesserviços -

Tramita no Congresso projeto de lei que cria um cadastro, a nível nacional, de bloqueio de ligações de telemarketing para clientes que não estiverem interessados. Projetos que buscam restringir os horários de contato com o consumidor também estão em discussão em alguns estados. Porém, o setor de contact-center já é referência de mercado em autorregulamentação.

Leis em excesso para um setor que já é fortemente regulamentado geram redução de vagas e afetam a economia, principalmente em um cenário de desemprego amplo no país. Estimativa da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) indica que 90 mil pessoas perderão seus empregos com a medida que limita o horário das ligações para segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, prevista em lei do Estado do Rio e que pode ser proposta em outras normas estaduais ou federal. O número de desemprego de toda a economia será maior, já que a estimativa é somente das empresas associadas da ABT.

Lançado em 2005, o Programa Brasileiro de Autorrgulamentação do setor de Relacionamento (Probare) determina como devem ser feitos os contatos com o consumidor e conta com um código de ética aplicado pela maior parte das empresas de atendimento ao cliente. O código de ética já determina que os contatos ativos somente podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Ligações aos domingos e feriados nacionais são proibidas. São dez normas estabelecidas prevendo o respeito à privacidade, o bom relacionamento com o consumidor do serviço e o treinamento adequado dos operadores.

O Probare é uma iniciativa de três entidades: a ABT, a Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) e a Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec). O código de ética do programa visa a reduzir ao máximo as experiências negativas de clientes com as centrais de atendimento e controlar a qualidade do serviço prestado pelas empresas que atuam no setor. A cada ano são realizados 14 bilhões de contatos com serviços prestados, e alguns casos isolados de descumprimento não podem ser tomados como representativos da atuação e eficiência do contact-center. Ao mesmo tempo, o setor é líder na geração de empregos com carteira assinada. São aproximadamente 1,5 milhão de empregados formais (diretos e indiretos) e, se considerarmos apenas os empregos diretos, há uma geração de massa salarial de R$ 5,2 bilhões.

O contact-center oferece emprego formal para jovens sem experiência prévia. Dentre as centenas de milhares de postos de trabalho, 40% são ocupados por pessoas em primeiro emprego, com idade média de 26 anos, que conciliam a jornada de 36 horas semanais com o estudo. Essa faixa etária foi uma das que mais sofreram com o desemprego no último ano: o Ministério do Trabalho divulgou que o saldo anual de 25 a 29 anos foi negativo em 4.994 vagas.

Além disso, o setor é conhecido por criar oportunidades em regiões do país com menos atividades econômicas, justamente as que mais são afetadas pela crise. A importância da atividade para a economia brasileira não pode ser subestimada, uma vez que gera renda, tem um efeito multiplicador na economia em termos de arrecadação e geração de emprego em outros setores, movimenta o comércio e facilita a ascensão social.

Apesar de não ter sido ouvido nas discussões das novas legislações propostas em nível estadual e federal que afetarão diretamente sua atuação, o setor pode e quer colaborar ativamente em debates e projetos, até porque defende a adequada regulamentação da atividade, como mostra sua iniciativa de autorregulamentação do Probare, já que o objetivo central é facilitar e promover o relacionamento e a satisfação do consumidor com as empresas fornecedoras de produtos e serviços.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários