Zelito TringuelêDivulgação
Por Zelito Tringuelê Prefeito de Guapimirim
Publicado 24/05/2018 03:00

Rio - O Rio de Janeiro é um dos estados com maior índice de desemprego - que atinge mais de 12 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. De acordo com o levantamento, o desemprego no Rio passou de 494 mil em 2014, para 1,2 milhão de pessoas em 2017, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE.

Este fato ocorreu, especialmente, devido às demissões na indústria e construção civil, com a queda nos preços do petróleo e a consequente baixa na arrecadação dos royalties. Diante destes índices não é difícil projetar as precárias condições de mercado de trabalho na Baixada Fluminense.

Em Guapimirim, desde o começo de 2017, estamos empenhados em mudar esta realidade, com apoio de vários parceiros. É o que vai acontecer, por exemplo, com as oficinas gratuitas, com o apoio do Sebrae, para microempreendedores individuais (MEI), em celebração à Semana do MEI.

Pela primeira vez, a Prefeitura de Guapimirim, está comprando alimentos de produtores locais para a merenda escolar (agricultura familiar), pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Sempre tive o desejo de alavancar o agronegócio, estimular a nossa economia e melhorar a renda dos nossos agricultores familiares.

Além disso, estamos em fase final de negociação com o Estado para trazermos, através da Faetec, o Centro de Vocação Tecnológica, com mais de 10 modalidades de cursos. Nossos objetivos de abertura de mercado de trabalho vão além. Buscamos entendimentos com empresários e, principalmente, com um grupo chinês por novas indústrias em nosso município.

Realizamos o curso de Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), por meio das secretarias de Educação e de Indústria, Comércio, Trabalho e Renda. Os alunos foram estimulados a tomar decisões e identificar oportunidades de inovação. Cadastramos os artesãos de Guapimirim no Programa de Artesanato do Estado, uma parceria entre as Secretarias Municipal de Turismo de Guapimirim e a de Estado de Turismo.

Entre outros benefícios eles poderão participar das feiras do Programa de Artesanato da Baixada, capacitação, microcrédito e comercialização, oportunidade para que esses profissionais possam expandir seu trabalho, com maior visibilidade e acesso a recursos necessários. Por acreditarmos em tudo isto, vemos no empreendedorismo e na qualificação profissional a solução para o desemprego.

Zelito Tringuelê é prefeito de Guapimirim

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias