Por Monica Portella Doutora em Psicologia Social

Brasil em Crise!!! Desemprego, queda na renda familiar, custo de vida subindo, e, além disso, sistema de saúde falido, Educação deficiente, aumento na criminalidade. Em momentos de crise como este, um fator que pode ajudar é a capacidade humana de resiliência, que vem sendo largamente estudada nos últimos anos por pesquisadores do mundo inteiro.

A resiliência pode ser descrita como a capacidade de resistir e lidar bem com a adversidade ou crise. Pessoas resilientes recuperam-se mais rapidamente de problemas, crises, adversidades e até mesmo eventos traumáticos de uma maneira geral, sendo que pessoas altamente resilientes podem crescer e até mesmo se tornar melhores depois de uma grande crise ou evento traumático (crescimento pós-traumático).

E todos nós podemos aprender a transformar a crise em oportunidade, em vez, de ficarmos nos vitimizando. Assim, a perda do emprego, pode ser a oportunidade de investir no sonho de ter um negócio próprio. Ou de pegar o Fundo de Garantia e investir em uma nova carreira ou oportunidade.As pessoas resilientes possuem o seguinte sistema de crenças: a crença de que é possível encontrar um significado na vida e a crença de que as experiências positivas e negativas levam ao crescimento e ao aprendizado.

Estudos mostram que a pessoa que considera um aparente fracasso como uma oportunidade de crescimento disfarçada tem chances de sair muito maiores diante de crises de qualquer natureza. As que acreditarem que a crise é a pior coisa do mundo acabarão transformando essa maneira de encarar a vida em realidade. A socialização ou redes sociais também parecem influenciar a capacidade de resiliência pessoal, ao passo que o isolamento social prejudica a mesma.

Podemos destacar ainda que estabelecer metas e planejar o futuro são fatores que podem ajudar a lidar com a adversidade (crise). O plano de metas deve contemplar a vida como um todo, as áreas financeira, ocupacional, afetiva-social, de lazer , de crescimento pessoal. Planejar e procurar alavancar metas nas várias áreas de nosso vida funciona como uma maneira de prevenir problemas futuros e crises maiores quando vivenciamos problemas . Raramente enfrentamos crises em todas as arenas da vida simultaneamente, por isso o planejamento de metas pode nos ajudar a prevenir estresse e potencializar nosso bem estar.

Você pode gostar
Comentários