Ruy Chaves, colunista do DIA - Divulgação
Ruy Chaves, colunista do DIADivulgação
Por Ruy Chaves

"Elementar, caro Míope Astigmático", ironizou Sherlock Holmes, o maior detetive do mundo: o cigarro e o voto podem matar!

Tribunais eleitorais deveriam orientar a população sobre as tragédias que o voto pode causar, copiando os atuais alertas agressivos dos maços de cigarro: o fumo causa câncer e muitas outras doenças mortais!

O voto é instrumento extraordinário, imprescindível às democracias representativas, que tem por objetivo garantir o exercício do poder legal e legitimamente instituído. Mas a propaganda eleitoral, que nada tem de gratuita, sustentada pela absurda carga de tributos impostos ao povo e pelo famigerado fundo partidário que retira dinheiro da educação, da saúde e de outros direitos sociais e econômicos, é uma das pragas do Brasil, trazendo os mesmos caras de pau, caciques mentirosos de sempre , que juram que agora farão o que nunca fizeram e que trarão o pleno emprego, a renda digna, a segurança pública, o paraíso na Terra, enfim.

"Claro, amigo Sherlock". Fui jovem em um tempo em que a propaganda insistia que fumar era necessário e elegante, expressão de sucesso pessoal e profissional, sobretudo com as garotas. Fumar era horrível, deixava gosto horrível na boca, cheiro horrível nas roupas, mas o homem que não fumava era um ser incompleto, jamais seria predileto dos deuses, insinuava a indústria do cigarro.

Da mesma forma, a propaganda eleitoral ilude o eleitor como as antigas mídias fizeram do cigarro um mórbido prazer: câncer de garganta, de bexiga, enfisema pulmonar, desemprego, miséria, ódio, violência...

Na eleição para presidente, governadores, senadores e deputados temos que romper com os nossos vícios, romper com a crença cega em falsos mitos e nas velhas raposas que, novamente travestidos de cordeiros ou de super-heróis salvadores da pátria, com sua incapacidade de gestão e em nome da governabilidade, continuarão seus pactos sinistros para a dilapidação da riqueza e da honra nacionais.

Temos votado mal e hoje o Brasil não tem presos políticos, mas políticos presos, e muitos políticos que felizmente ainda serão presos também, por crimes de lesa pátria, por seu desejo absoluto pelo poder, que têm na mentira e na corrupção o seu passado e o seu futuro.

Então, elementar, estou com Sherlock: não cometa suicídio ao votar nem ao fumar! Panta rei.

 

Você pode gostar
Comentários