Mais Lidas

Rodrigo Baggio: Pacto pelo futuro do Rio de Janeiro na Era Digital

No médio e longo prazo, a Coalizão Rio Digital busca dar origem a uma experiência piloto de e-democracy, que agregue as diversas soluções tecnológicas de suas organizações em prol da eficiência, da transparência, da ética, da participação e do engajamento cidadão

Por O Dia

Rodrigo Baggio
Rodrigo Baggio -

Rio - Já completamos sete meses de uma medida extrema na história da jovem democracia brasileira. A intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro alterou o cotidiano de milhares de pessoas e também serviu como um alerta para que a sociedade civil assumisse sua responsabilidade social em busca de soluções coletivas para o futuro do Estado.

A Coalizão Rio Digital é uma das iniciativas lançadas no período. O movimento reúne hoje 23 empresas de tecnologia e 6 associações do setor, como Microsoft, IBM, BRQ, Totvs, LIDE Rio de Janeiro e Brasscom, além de organizações sociais como a Recode, comprometidas em melhorar as perspectivas dos jovens de 15 a 29 anos moradores de comunidades cariocas.

Partindo do Censo 2010, identificamos 25 mil jovens nessa faixa etária moradores das 10 regiões mais vulneráveis à violência no Rio de Janeiro. Cerca de 20% dessa população não trabalha e nem estuda, e precisa urgentemente de incentivo para evitar o caminho da criminalidade. Por isso, o foco da Coalizão Rio Digital está na oferta de formação e capacitação gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação para essas regiões, buscando estimular o empoderamento digital e favorecer o acesso dos jovens a melhores oportunidades de trabalho, estudo e cidadania.

Em parceria com 42 instituições comunitárias que já realizam um trabalho reconhecido em comunidades como Cidade de Deus e Complexo da Maré, temos oferecido cursos introdutórios que apresentam as principais ferramentas digitais e, ao mesmo tempo, desenvolvem competências socioemocionais do século 21, como resolução de problemas e comunicação.

Desde o final de abril, quando foi lançada, a Coalizão Rio Digital já ajudou a empoderar cerca de mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Sabemos que o desafio ainda é grande, e por isso definimos recentemente uma trilha formativa básica, intermediária e avançada, reunindo conteúdos da Recode e de participantes como Cisco, Embratel/Claro e Assespro, em temas como fundamentos de rede, infraestrutura, introdução à programação, internet das coisas e empreendedorismo.

Essa rede, articulada em grupos de trabalho temáticos, já começou a doar computadores em bom estado para equipar centros comunitários e se compromete em investir esforços na empregabilidade dos jovens e no trabalho voluntário de seus colaboradores.

No médio e longo prazo, a Coalizão Rio Digital busca dar origem a uma experiência piloto de e-democracy, que agregue as diversas soluções tecnológicas de suas organizações em prol da eficiência, da transparência, da ética, da participação e do engajamento cidadão. É nosso dever aproveitar o melhor da Quarta Revolução Industrial, impulsionada pelas tecnologias exponenciais, a favor de um horizonte mais próspero e justo para o Rio de Janeiro na Era 4.0.

Rodrigo Baggio é empreendedor social e presidente da Recode

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários