Milton Rattes - Divulgação
Milton RattesDivulgação
Por Milton Rattes

O novo ano vem chegando e com ele muitas esperanças, sonhos a serem realizados, novas expectativas, novos objetivos profissionais e, quem sabe, o tão almejado emprego. O Estado do Rio de Janeiro segue seu processo de recuperação econômica, e os ventos de novembro trouxeram boas notícias para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho: o Brasil teve o melhor saldo de postos de trabalho desde 2010.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), são 54.664 postos de trabalho formais, dos quais 13.700 no Rio de Janeiro - o melhor resultado obtido pelo estado nos meses de novembro desde 2014. No ranking de geração de empregos formais, nesta data, no final de 2017 ocupávamos o incômodo penúltimo lugar; hoje ocupamos o honroso segundo lugar geral dentre todas as unidades da federação, atrás apenas de São Paulo.

Algumas ações pontuais da Secretaria de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro contribuíram para este resultado que ora comemoramos, dentre elas a entrada em funcionamento da Carreta Adaptada das Unidades Móveis, em junho deste ano, a abertura de novos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine) nos shopping centers e a parceria com a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras.

O comércio foi o setor que teve melhor desempenho em novembro, com o saldo de 11.813 novos postos de trabalho, seguido pelo de serviços, com 1.081. Agropecuária e extração mineral foram os piores, e os únicos que apresentaram saldos negativos.

O novo ano de 2019 traz novos tempos, para o Brasil e para o Rio de Janeiro. Tempos de muita expectativa tanto na área política quanto na econômica. Tempos de mudança de atitudes, de acreditar no futuro e seguir em frente em busca de um país melhor. E de acreditar que o Rio de Janeiro, dono de grande potencial econômico, se tornará pujante em todas as áreas, seja no setor formal, na economia solidária ou no empreendedorismo. Desejo um 2019 de muitas felicidades e realizações, e um feliz emprego novo para todos os cidadãos fluminenses.

Você pode gostar
Comentários