Fabiana Quiroga - Divulgação
Fabiana QuirogaDivulgação
Por Fabiana Quiroga Diretora de Reciclagem & Plataforma Wecycle da Braskem

Rio - É inegável o avanço que o plástico trouxe para a vida moderna. Desde soluções para o cultivo e preservação de alimentos até aplicações para melhorar a mobilidade e a infraestrutura nas cidades, encontramos polímeros em praticamente tudo que utilizamos no nosso dia a dia.

Se observarmos, no entanto, o potencial que o plástico tem, veremos que ele poderia atingir muitos outros mercados, se não fosse uma questão importante: sua destinação após o uso. Sabemos, hoje, que os plásticos pós-consumo, quando transformados em resina novamente, podem dar origem a novos produtos.

Para que a reciclagem de materiais seja uma realidade, é preciso um esforço conjunto de toda a cadeia - incluindo consumidores - para promover a valorização desse mercado e também dos produtos reciclados. Hoje, no Brasil, apenas 25% do plástico descartado são reciclados.

Sendo a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, a Braskem acredita que é seu papel trabalhar para apoiar o desenvolvimento desse mercado. Para isso, criamos, em 2015, a Plataforma Wecycle, que busca realizar parcerias com brand owners, transformadores, recicladores e cooperativas para o desenvolvimento de novos produtos reciclados. A iniciativa prevê ações para desenvolver a cadeia de reciclagem, qualificar processos, trabalhar a confiabilidade técnica dos parceiros e implementar ações voltadas para a responsabilidade social. A importância desse trabalho é tamanha que, em 2017, ele evoluiu e se transformou em uma área, chamada de Reciclagem & Plataforma Wecycle.

Utilizamos também nossos dois centros de tecnologia e inovação - em Pittsburgh, nos EUA, e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul - para criar soluções que auxiliam no crescimento da reciclagem do plástico e melhorem a qualidade da resina reciclada, permitindo que elas voltem a ter propriedades semelhantes às resinas virgens. É o caso da Embalixo, empresa líder no segmento de sacos de lixo no Brasil e que passou a produzir sacos premium com resíduos de plástico pós-consumo após apresentarmos a Wecycle.

Dados do Relatório WWF Living Planet de 2016, gerado pelo World Wildlife Fund, estimam que seria necessário um planeta Terra e meio para produzir, regenerar e absorver tudo o que consumimos atualmente. A conta simplesmente não fecha. É um cenário preocupante. E a sociedade já entendeu que o problema precisa ser resolvido - e tem clamado por iniciativas que ajudem a solucionar essa situação complexa. Em linha com seu propósito, a Braskem continuará desenvolvendo soluções sustentáveis para atender esta demanda crescente por produtos mais sustentáveis.

Fabiana Quiroga é diretora de Reciclagem & Plataforma Wecycle da Braskem

Você pode gostar
Comentários