Lucas Tristão - Divulgação
Lucas TristãoDivulgação
Por Lucas Tristão

A situação econômica do Estado do Rio de Janeiro, dilapidada ao longo das últimas décadas, nos obriga a aprender pela análise do passado, acertar com a ação concreta no presente e a pensar no futuro de maneira estratégica.

Cidadãos fluminenses e os que adotaram o Rio de Janeiro, como eu, sintam-se convocados para, provavelmente, o maior desafio que está surgindo diante de nós: sermos protagonistas do início de uma epopeia que tem tudo para marcar o país - a reinvenção do Rio de Janeiro. Esse novo capítulo começa agora e tem na área de desenvolvimento econômico uma frente decisiva.

Nossa localização geográfica estratégica, nosso potencial natural para o turismo, a exploração do óleo e gás, o segmento automobilístico, a construção civil e a diversificação da indústria naval precisam ser não só melhor exploradas, mas também fomentadas.

É irracional atrair novas empresas e negócios apenas com benefícios fiscais, sem pensar nos projetos estruturantes e na formação da mão de obra técnica, tão necessários ao atendimento de toda uma cadeia produtiva condizente com as políticas públicas do pleno emprego e bem-estar social da população fluminense.

O ponto focal do desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro há de ser o crescimento orgânico da economia do estado, com a atração de novos investimentos e ampliação dos projetos empresariais aqui já estabelecidos. Isso resolverá, a um só turno, nossos dois maiores problemas: o desequilíbrio fiscal e o desemprego.

Também estaremos focados em ampliar o número de postos do SINE (Sistema Nacional de Emprego), em parceria com as empresas, resolvendo o problema atualmente enfrentado de cadastro de vagas para preenchimento.

E tudo isso sem descuidar do fortalecimento do setor de comércio e serviços, do turismo de negócios e de eventos corporativos organizados por segmentos econômicos, além da interlocução permanente e transparente com a sociedade civil. Novamente, por suas belezas naturais e posição geográfica, precisamos anunciar ao mundo nossa vocação natural para recepcionar, aqui, os grandes eventos corporativos a fomentar a nossa economia.

Os cidadãos podem voltar a ter esperança porque, sob a convocação do Governo do Estado, a sociedade terá mais que motivação para vivenciar o renascimento do Rio de Janeiro.

Você pode gostar
Comentários