Zelito Tringuelê, prefeito de Guapimirim - Divulgação
Zelito Tringuelê, prefeito de GuapimirimDivulgação
Por O Dia

Rio - Incentivar o turismo é meta que eu persigo como governante. Dos menores municípios às metrópoles, sempre se pode encontrar um documento, monumento ou a encantadora natureza tão presente em nosso país. São montes, rios, lagos, cachoeiras e uma vegetação invejável que circunda as cidades brasileiras.

No Rio de Janeiro estas demonstrações culturais e paisagísticas exuberantes da fauna e da flora são recorrentes, do norte ao sul do estado. Em Guapimirim, por exemplo, na Baixada Fluminense, a 60 quilômetros da capital, o cenário não é diferente. Temos a Serra dos Órgãos, envolta pela Mata Atlântica, com morros e picos que têm entre eles várias cachoeiras, cascatas e rios.

Os anos coloniais também se mantêm presentes na memória com igrejas, casarões e caminhos que nos remetem ao início do século XIX, e também às Trilhas dos Carvoeiros, usadas entre os séculos XVII e XX e que conduziam a madeira para gerar o carvão vegetal do lugar. Outro ponto a ser destacado é o belo espetáculo dos botos e golfinhos que vivem na APA (Área de Proteção Ambiental) de Guapimirim, parte preservada de manguezal da Baía de Guanabara.

Tudo isto nos faz refletir sobre a importância da valorização do turismo em uma cidade. É esta motivação para o saber e o conhecimento que atrai as pessoas, despertando o interesse de comerciantes e empreendedores pelo local. Acredito que uma mobilização conjunta de moradores e apaixonados pela natureza consiga fazer de Guapimirim, num horizonte próximo, referência de um local aprazível.

O Carnaval é outra festa em nossa meta. Queremos proporcionar aos guapimirenses uma grande e harmoniosa festa no próximo mês, atraindo visitantes que reconheçam em Guapimirim um lugar de segurança e alegria. Não tenho dúvidas que, vencido alguns obstáculos, faremos do nosso município fonte de arrecadação e de expansão do mercado de trabalho. Para isto, lutamos para que empresas se instalem em nossas terras.

Recentemente reabrimos o Centro de Informações Turísticas da cidade, que funciona diariamente das 8h às 17h na Estrada Imperial, 2218. O Centro orienta os turistas com informações sobre o município. Temos também o site ‘Descubra Guapi’, que complementa dados sobre pousadas, restaurantes e locais prazerosos. Com estas iniciativas queremos ter como resposta o fortalecimento do potencial turístico da cidade, dando visibilidade ao que Guapimirim tem de melhor.

Zelito Tringuelê é prefeito de Guapimirim

Você pode gostar
Comentários