Girlene Pessoa: sobre idade e massa muscular

Atividade física deve ser parte de atenção primária à saúde

Por O Dia

Qual foi a última vez que seu médico te perguntou sobre seu hábito de fazer atividade física? Há alguns anos o colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) lançou a campanha ‘Exercício é remédio’, uma iniciativa global de saúde que incentiva os médicos de atenção primaria e outros profissionais de saúde a incluírem a atividade na elaboração de planos de tratamento e encaminhar pacientes a exercícios físico.

Se você quer uma velhice saudável para os seus filhos e/ou pra você próprio, prevenindo a sarcopenia (perda de massa muscular comum no envelhecimento) e prevenindo a dinapenia (perda de força e potência, um dos fatores incapacitantes no idoso), está na hora de colocar a sua “fábrica” de músculos para funcionar.

Segundo estudo publicado na Revista ‘Frontiers of Physiology’, mesmo você tendo parado de se exercitar há muito tempo os núcleos celulares dos músculos não “morreriam” (apoptose) e estariam lá “adormecidos” esperando para serem aumentados mais facilmente quando você reiniciar exercício físico regular.

Níveis moderados de força são necessários para que se possa realizar atividades profissionais e de lazer. A manutenção da força também envolve aspectos preventivos referentes à instabilidade articular; à diminuição de riscos de quedas; à osteoporose; e à manutenção da capacidade aeróbia.

Além disso, há autores que consideram a força muscular um componente importante da autoestima do idoso. O objetivo de um programa global de Atividade Física para a pessoa idosa deveria ser gerar uma maior funcionalidade através de exercícios que visam o fortalecimento muscular, correção postural para melhorar marcha, reabilitação vestibular e propriocepção para melhorar o equilíbrio e a prontidão sensorial.

Há várias evidências mostrando os benefícios da atividade física também nos aspectos cognitivos e em particular na memória e na capacidade de aprender.

Lembrando que o que realmente vai gerar benefícios importantes é a adesão prolongada, se possível para o resto da vida, a um programa regular e equilibrado de exercício.

Então, o que está esperando? Mexa-se!

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