Fecomércio - Alexandre Macieira
FecomércioAlexandre Macieira
Por O Dia
Rio - As pessoas, quando querem saber como ficará o tempo, procuram saber se choverá ou qual será a temperatura do dia. Porém, compreendemos que existem mais variáveis que avaliam as condições meteorológicas. Sabemos que verificar tais índices demanda tempo e interpretá-los pode requerer um conhecimento específico.
A mesma coisa vale para a economia. Quando o cidadão ou empresário quer se informar sobre o ambiente econômico, eles olham, de modo geral, o Produto Interno Bruto (PIB). No caso mais específico do estado do Rio, as pessoas poderiam avaliar a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS), a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) ou talvez o IBCR-RJ do Banco Central. No entanto, existem diversas séries informativas que ajudam a entender o ambiente econômico do Rio de Janeiro. Focar em uma variável específica abre a porta para incorporar distorções na análise do ambiente, pois a variável considerada talvez não represente o esperado ou sofra de erros de mensuração.
Publicidade
Dado a tendência de as pessoas olharem a temperatura para avaliar o ambiente econômico, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) desenvolveu junto com a FGV-IBRE um índice com as propriedades desejadas de um termômetro. Ele sintetiza informações econômicas relevantes e será divulgado mensalmente com somente um dia útil de defasagem. Esse novo medidor, o Índice IFec RJ, usa as informações contidas em 51 variáveis econômicas do Rio de Janeiro para capturar o ambiente do setor do comércio de bens, serviços e turismo.
O período dos Jogos Olímpicos de 2016 ilustra bem o perigo de observar somente as PMS para avaliar o ambiente econômico do setor no Rio. Durante o tempo em que a cidade sediou o evento, as vendas do setor de serviços tiveram uma melhora que poderia ter indicado uma saída do fundo do poço para o segmento. Entretanto, a história comprovou que isso não é real. A partir da utilização de informações de outras fontes, o Índice IFec RJ mostrou esse cenário já durante as Olimpíadas. E para o estatístico cético, fizemos testes replicando condições reais (real-time) e a conclusão não se alterou.
Publicidade
O Índice IFec RJ foi lançado oficialmente no dia 8 de maio e já estará disponível para consulta em junho. Ele será uma importante ferramenta para todos aqueles que buscam entender o contexto em que o setor de serviços está inserido. Para formuladores de políticas públicas, o índice ajudará a adequá-las ao ambiente econômico. Já para o setor privado, ele fornecerá um instrumento relevante para fundamentar importantes tomadas de decisão.
João Gomes é economista-chefe da Fecomércio RJ e diretor do IFec RJ