Leana Braga - Divulgação
Leana BragaDivulgação
Por O Dia
Rio - Demos início ao ano de 2019 com uma série de novidades no Senac RJ: são cursos e ações que visam contribuir para o fortalecimento do setor da moda no Estado do Rio de Janeiro. Uma das primeiras iniciativas, na qual depositamos grandes expectativas, é o concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ, com inscrições previstas até o dia 15 de julho. O projeto irá reunir alunos e ex-alunos da instituição nas áreas de criação, costura, modelagem e produção de moda para pôr em prática seus conhecimentos e demonstrar excelência em sua área de atuação. Os competidores terão seu desempenho acompanhado durante todo o ano e na finalíssima, em novembro, os vencedores poderão mostrar suas coleções em uma exposição exclusiva.

Para inspirar ainda mais os jovens participantes, convidamos o estilista Vitorino Campos para assumir a função de Embaixador de Moda do projeto. Ele dividirá com os alunos todo o seu vasto conhecimento na área. Ao longo do ano, ele também vai chancelar novos cursos e participar de outras ações institucionais. A chegada de Vitorino é de suma importância para o time Senac RJ. Com ele conseguiremos chancelar novos cursos e abrir novas oportunidades no setor.

Como nosso foco é sempre o estímulo ao setor no Rio, incentivamos os participantes do concurso a traduzir a identidade da moda carioca e adotamos o tema ID+Rio cono inspiração. A ideia é ir além dos clássicos pontos turísticos, extrapolando os limites do calçadão de Copacabana. Queremos mostrar um Rio de Janeiro que abraça as pluralidades e que tem, na sua diversidade, um marco do seu encanto.

As categorias do Jovens Talentos Moda caminham na mesma direção dos cursos técnicos, de qualificação profissional e de aperfeiçoamento oferecidos pela instituição. Um exemplo é o recém lançado Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção, que ensina competências para coleções de moda a partir de pesquisa de tendência e consumo, estudo de cores e têxteis, esboços de croquis e fichas técnicas adequadas à viabilidade comercial. Somam-se a este os cursos Técnico em Produção de Moda, Modelista, Modelagem Moda Praia e Fitness, Modelagem Infantil, Costureiro, Styling e Produção de Moda.

O concurso Jovens Talentos é uma das ações que faz reverberar a principal missão do Senac RJ: ser referência no ensino profissional, formando especialistas e técnicos para o mercado de trabalho ao mesmo tempo em que contribui para estimular o mercado da Moda no Rio de Janeiro.

Leana Braga é gerente de Moda do Senac RJ