Simone Viana: Educação transforma pessoas

Hoje, dia 26 de junho é o Dia Nacional Pela Educação, todos os docentes e sociedade têm como desafio a formação de um cidadão participativo social e politicamente

Por O Dia

Simone Viana
Simone Viana -
Rio - Uma educação transformadora, é capaz de promover mudanças por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens construído cotidianamente e que expressa tanto as nossas utopias como os limites que nos são postos, é oportunizar a reflexão sobre o papel de sujeitos de nossa História mobilizando para os caminhos de acesso ao conhecimento, associada a cultura, leitura crítica da realidade, desafiando-nos para que percebamos que o mundo pode ser mudado, transformado, reinventado.

Hoje, dia 26 de junho é o Dia Nacional Pela Educação, todos os docentes e sociedade têm como desafio a formação de um cidadão participativo social e politicamente, com atitudes críticas diante da realidade que vive, atuando e transformando a realidade histórica na qual está inserido, para que se possa viver em sociedade de forma autônoma e responsável. É imprescindível, que a sociedade e o Estado, percebam e assumam que a escola é uma instituição social plural, que se educa para a vida e para a cidadania, sendo o agente educador e social fundamental da nossa vida. Se fazendo necessário, repensar o significado da transformação social no cenário educacional e assim buscar para o nosso país, uma Educação que possa inspirar, criar e recriar possibilidades de lutas contra o preconceito, a violência, a alienação, o autoritarismo, transformando os alunos em pessoas, provocando uma verdadeira transformação social produzindo um conhecimento que é legítimo.

Para se alcançar uma Educação transformadora se faz necessário fomentar a interdisciplinaridade a fim de dimensionar o ensino e aprendizagem, bem como a construção do saber. Reconhecendo a importância de contemplar o ser humano como um todo, estabelecendo uma conexão do indivíduo com o meio, na formação dos cidadãos nas suas concepções mais amplas e democráticas. Em outras palavras, constituindo-se desta forma em um processo educativo fundamentalmente democrático, pelo desenvolvimento de capacidades de percepção, crítica e autoconhecimento com sujeitos de um tempo e lugar. Compreender esse processo, é fazer o homem escrever sua história, produzir cultura e se perceber enquanto sujeito histórico. A escola possui papel relevante, na construção da cidadania, na emancipação social e política dos sujeitos mesmo que para isso precisamos descontruir verdades, atuando como instrumento de reconstrução, na transformação social.
Simone Viana é mestre em Políticas Sociais
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários