Mostras Regionais de Artes Cênicas - Arte Gustavo Moore
Mostras Regionais de Artes CênicasArte Gustavo Moore
Por O Dia
Rio - Originalmente realizado em 2015 na cidade do Rio de Janeiro como Mostra Zona Norte de Teatro, o projeto abarcou então quatro grupos de teatro que apresentaram seus espetáculos nas unidades do Sesc Tijuca, Madureira, Ramos e Engenho de Dentro. A retomada da ação no ano de 2018 ampliou o olhar para todo o território do estado do Rio de Janeiro, para atuar juntamente às produções de artistas residentes em outros municípios.

Atualmente são realizadas cinco mostras de Artes Cênicas, a partir de dez cidades: Campos dos Goytacases, Duque de Caxias, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, e Teresópolis. As Mostras Zona Norte, Serrana, Sul Fluminense, Baixada e Campista buscam a produção cultural dos artistas destes municípios, difundindo e apoiando os seus trabalhos, criando pontes entre territórios, e os seus públicos. Trata-se de uma potente ação de mapeamento cultural destas regiões, englobando simultaneamente a fruição e formação, pensamento e prática, visando o contínuo estímulo à difusão das artes cênicas e o intercâmbio técnico-cultural no estado do Rio de Janeiro.

O projeto tem o objetivo de promover a interlocução entre os artistas destas regiões e fomentar trocas com profissionais de trajetória consolidada no cenário cultural do país. A ação se dá por meio da realização de residências direcionadas à grupos e coletivos das artes cênicas das cidades-polo, juntamente com os artistas-colaboradores convidados. Ao longo destes encontros, os participantes trocam informações sobre as suas propostas e reformulam as suas práticas profissionais. Após essa etapa, os grupos compartilham com os públicos essas vivências apresentando os seus espetáculos, percorrendo cinco regiões do estado do Rio de Janeiro.

Já atuaram como colaboradores artistas de referência dos campos do teatro, dança e circo, tais como: Inez Viana (Cia Omondé), Daniel Herz (Cia Atores de Laura), Stephane Brodt (Cia Amok de Teatro), Rodrigo Portella (Cia Cortejo), Miguel Vellinho (Cia Pequod), Lígia Tourinho, Rodrigo França, Lilian Moares (Grupo Offsina), Renato Cruz (Cia Híbrida de Dança), Vilma Melo, Renato Linhares, Tubinho (Circo de Teatro Tubinho), Tatiana Tibúrcio, Fernando Sampaio (La Mínima), dentre outros.

Na sua primeira etapa no ano de 2019, os grupos convidados já apresentaram seus espetáculos dentro da programação do Festival Sesc de Inverno, um dos principais projetos do Sesc RJ, potencializando ainda mais o trabalho realizado por estes coletivos. Acreditamos que o sentido de pertencimento ao território produzido pela identificação de artistas com as plateias dos seus municípios, e as trocas com artistas de excelência agem em confluência para a realização da principal missão do Sesc: a transformação social, de artistas a espectadores.
Fabiana Vilar e André Gracind são analistas técnicos da Gerência de Cultura do Sesc RJ