Movimento Rio em Frente - Arte Gustavo Moore
Movimento Rio em FrenteArte Gustavo Moore
Por O Dia
Rio - O Sistema Fecomércio RJ, através da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ), vem atuando de forma estratégica ao cooperar, não somente com os segmentos empresariais que representamos, como, também, junto aos gestores públicos, com o objetivo de fortalecer e reposicionar o estado do Rio de Janeiro no cenário econômico e social do país.

Sabemos das dificuldades e, por isso, muitas iniciativas estão sendo realizadas na capital e em diversos municípios fluminenses. Ações de apoio à saúde da população, à educação, à qualificação profissional de nossos jovens de acordo com os segmentos produtivos de cada região, de assistência social, de incentivo à cultura, de estímulo ao esporte, entres outras. Temos plena consciência de que precisamos trabalhar unidos e alinhados numa mesma direção, e o seminário do movimento “Rio em Frente” é uma iniciativa pensada para marcar essa agenda.

É reafirmando seu papel de agente de transformação social e muitas vezes porta do primeiro emprego de carteira assinada, que a Fecomércio RJ promove, até o próximo dia 07 de outubro, na sede da Federação, uma série de encontros e debates entre representantes do governo e especialistas de diferentes setores da sociedade na busca pela construção de caminhos para enfrentar os desafios e fazer a economia do estado retomar o crescimento. Na abertura do evento, contamos com a ilustre presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, um importante parceiro nessa retomada. Além de falar sobre as ações na área de segurança pública, saúde e educação aplicadas para a recuperação do estado, Witzel destacou a importância do turismo e a parceria com a Fecomércio RJ. O evento integra uma ampla agenda de ações que estão sendo realizadas a partir do compromisso do Sistema Fecomércio RJ de fortalecer o estado.

Ao iniciarmos a semana de debates, temos como missão dar suporte aos empresários, ao estado e ao poder público para que tenhamos um ambiente de negócios favorável em nosso estado. Só assim o Rio de Janeiro voltará a recuperar o terreno que havia perdido. O saldo de empregos já está se tornando positivo, o movimento do comércio começa a dar sinais de recuperação, as encomendas para o final do ano estão crescendo e a nossa expectativa é de que tenhamos o melhor dezembro desde 2014. Então, tudo nos faz crer que estamos entrando em um círculo virtuoso e o nosso papel, através do Sesc RJ e do Senac RJ, é dar suporte às políticas públicas do estado, colaborando para que a população do Rio de Janeiro possa recuperar, como já está recuperando, a sua sensação de bem estar e de segurança.

O movimento “Rio em Frente”, realização da Fecomércio RJ em parceria com o Grupo O Dia, simboliza o nosso pacto com os fluminenses. Pensar, debater e encontrar oportunidades e soluções para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Rio. Esse é o nosso compromisso. 
Antonio Florencio de Queiroz Junior é presidente da Fecomércio RJ