Luiz Guimarães Mesquita: Como conseguir um estágio?

Redes sociais como Facebook, Instagram e especialmente o Linkedin (rede social profissional), são plataformas muito utilizadas por grandes empresas para disseminar sua cultura, engajar e buscar novos talentos

Por Luiz Guimarães Mesquita*

Luiz Guimarães Mesquita
Luiz Guimarães Mesquita -
Todo o estudante, quando cursa a tão sonhada formação profissional, imagina logo o seu primeiro emprego, sua primeira oportunidade de conseguir subir seu “primeiro degrau” na escada que é ser um profissional qualificado.

Sabemos que o mercado de trabalho está em uma leve crescente e muitos empresários estão utilizando o programa de estágio para auxiliar em atividades de suma importância, vendo neste programa a possibilidade de formar profissionais de acordo com a cultura da organização e sem “vícios” anteriores.
Falar com clareza e objetividade, postura assertiva (olhar nos olhos, tom de voz linear e atenção aos movimentos corporais bruscos) e principalmente, saber estruturar um bom currículo, são alguns dos pontos mais essenciais para concorrer a uma oportunidade.

Não custa lembrar, vagas de estágio, o candidato necessita, ter idade igual ou superior a dezesseis anos e estar inserido em um dos níveis permitidos por lei, médio, técnico, graduação e/ou pós-graduação.
Em um processo seletivo participa em média de três a cinco candidatos por vaga e neste momento o diferencial do candidato é colocado em prova, suas competências, habilidades e atitudes serão fatores decisivos para o tão sonhado “degrau na escada”.

Com a informatização e uso de novas tecnologias, ficou ainda mais fácil a busca por oportunidades de estágio. Redes sociais como Facebook, Instagram e especialmente o Linkedin (rede social profissional), são plataformas muito utilizadas por grandes empresas para disseminar sua cultura, engajar e buscar novos talentos. Diversas organizações, também possuem em seus portais, páginas destinadas as vagas e cadastro de currículos. As instituições de ensino superior poderão também ser uma boa fonte para busca destas oportunidades, já que possuem um núcleo de estágio ou empregabilidade.

Por fim, destacamos um dos principais integrantes no processo de estágio que são os agentes de integração, entidades que visam, principalmente, auxiliar no processo de aperfeiçoamento o estágio, contribuindo na busca de espaço no mercado de trabalho, aproximando, instituições de ensino, estudantes e empresas (art. 5º da Lei nº 11.788/2008).

Dicas importantíssimas: nas entrevistas, procure manter a calma, seja autêntico e verdadeiro, responda às perguntas feitas pelo entrevistador com objetividade, vista de maneira adequada à cultura da empresa que deseja ingressar. Mantenha sua rede profissional (Linkedin) atualizada e atenção aos conteúdos e mensagens postadas em suas redes sociais, muitas empresas acompanham e buscam candidatos que possuam os mesmos valores e objetivos.

E finalmente, não desanime nunca!
*Luiz Guimarães Mesquita é diretor-executivo do Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET)
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários