Acredito que o conceito mais importante para o investidor é o conceito de RENTABILIDADE REAL. Explico, caros leitores:
De um lado, temos a rentabilidade do seu investimento e do outro a inflação, que é aumento do preço dos produtos e serviços e, consequente, diminuição do poder de compra. Rentabilidade Real é o rendimento do seu investimento descontada a inflação do período. O seu patrimônio precisa crescer sempre acima da inflação.
Atualmente, a taxa básica de juros da economia (Taxa Selic) encontra-se em 4,25% ao ano. A menor taxa de juros da história. A Remuneração do investimento mais conhecido dos brasileiros, a poupança, possui duas formas de cálculo:
1- Para os depósitos feitos até 03/05/2012 (poupança antiga)
Rendimento fixo de 6,17% ao ano + TR (taxa referencial)
2- Para os depósitos feitos a partir de 04/05/2012 (poupança nova)
a) Se a taxa Selic estiver maior que 8,50% ao ano, rendimento fixo de 6,17% ao ano + TR
b) Se a taxa Selic for igual ou menor que 8,50% ao ano, rendimento de 70% da taxa Selic ao ano + TR
Sendo assim, a chamada poupança nova remunera 2,97% ao ano e aproximadamente 0,24% ao mês. Remuneração inferior a inflação esperada para este ano de 3,19% (IPCA). Portanto, a poupança não é uma boa indicação de investimentos. Então, qual investimento mais indicado para o investidor conservador? Resposta: O Título Público que remunera a taxa selic, o denominado TESOURO SELIC. Através do Tesouro Direto (plataforma de negociação para pessoa física dos títulos emitidos pelo tesouro nacional) você investe no Tesouro Selic, que oferece a rentabilidade de 100% da taxa Selic, resgate a qualquer tempo e com a garantia do governo federal.
E para aquele investidor que deseja arriscar mais? Para os investidores que não precisam resgatar o dinheiro tão cedo e não são conservadores, investir em ações é uma boa opção. Com a taxa de juros baixa, assistimos muitos investidores migrarem parte dos seus investimentos para a bolsa de valores. Então, seguem três dicas para aqueles que pretendem investir em ações:
1-Invista uma parte pequena do seu patrimônio em ações
2-Invista através de um fundo de ações (um gestor profissional escolhe as ações para você)
3-Invista pensando no longo prazo