Carla Crippa - Divulgação
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Por Carla Crippa*
Lá nos primeiros meses da pandemia, começamos a ouvir um burburinho de que as pessoas estavam bebendo mais. A premissa era de que, com mais tempo em casa e sem muitas opções de lazer, as pessoas estariam consumindo mais álcool. Mas essa história nos intrigava, pois vimos nesse mesmo período as vendas de bebidas alcoólicas caírem muito. Para entender melhor o que estava acontecendo, contratamos uma pesquisa sobre o hábito de consumo de álcool dos brasileiros durante a quarentena. O estudo mostrou que, de fato, muitas pessoas relataram ter aumentado o consumo de bebidas alcoólicas, mas em contrapartida os casos de embriaguez tinham caído durante o isolamento social.

Ou seja, aquele consumo excessivo de álcool em um curto período, conhecido como BINGE, estava sendo substituído por um consumo mais espaçado ao longo da semana. Em outras palavras: no lugar de beber muitas doses em uma única tarde, as pessoas estavam diluindo o consumo de bebidas em mais dias. E esse novo hábito é muito mais saudável.

Há anos fala-se sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Aqui na Ambev já falamos muito sobre o consumo só para maiores de idade e alertamos sobre a importância de não beber e dirigir. Desde o início da nossa trajetória, lutamos para reforçar a consciência dos efeitos nocivos de bebidas alcoólicas quando usadas de forma indevida, assim como fazemos questão de deixar claro que não nos interessa o lucro proveniente do consumo indevido de nossos produtos. Mas com esse novo cenário, chegou a hora de falarmos ainda mais sobre moderação. E entendemos, conversando com os consumidores, que, mais do que alertar, é preciso ajudar os brasileiros a encontrar a moderação.

Mas o que isso significa na prática? Consumir com moderação inclui contar a quantidade de doses e a forma de ingestão – se acompanhada com alimentos e água, por exemplo. Por isso, de acordo com pesquisadores do mundo todo, o melhor caminho é que o consumidor tenha ferramentas para analisar e reconhecer o que é moderação pra si próprio. Porque a moderação muda de pessoa para pessoa e de contexto para contexto.

E, justamente para ajudar os brasileiros a consumirem de forma moderada, lançamos uma Plataforma de Moderação online, que oferece ferramentas para que as pessoas compreendam sua relação com as bebidas alcoólicas a partir de cinco comportamentos: autoconhecimento, planejamento de consumo, contagem de doses, hidratação e diversificação do consumo. A partir dessas alavancas, esperamos que os brasileiros tenham mais consciência e moderação.

Nosso objetivo com a plataforma é ajudar 2,5 milhões de brasileiros a reduzirem o consumo nocivo de álcool até 2022. Queremos ajudar a mostrar aos brasileiros que moderação é importante para tudo, especialmente quando falamos de bebida alcoólica. Por isso, mais do que falar “beba com moderação”, precisamos ajudar a encontrar a moderação.
*Carla Crippa é VP de Relações com a Sociedade da Ambev no Brasil