Publicado 29/09/2021 05:50
O Rio de Janeiro é governado há décadas por uma aliança entre políticos corruptos e crime organizado, não é à toa que os seis últimos governadores foram parar na cadeia. O atual governador já não consegue esconder as ligações entre o seu grupo político e as organizações criminosas que dominam territórios e parte da política fluminense. Logo, enfrentar o banditismo que sequestrou nossas instituições e submete o nosso povo aos interesses do crime é fundamental para reconstruirmos o estado.
Pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (Geni), da Universidade Federal Fluminense (UFF), mostrou que o tráfico de drogas e as milícias controlam 65% do território da capital, onde vivem 3,8 milhões de pessoas. Isso significa que mais da metade das famílias de uma das cidades mais importantes do mundo vivem sob a violência do crime organizado, onde o poder da lei foi substituído pelo poder das armas. E quem fica no meio desse fogo cruzado é o cidadão fluminense.
É preciso coragem, união e trabalho para resgatar o Rio de Janeiro do buraco em que se encontra. Como nós queremos que o nosso estado esteja nos próximos 10 anos? Essa pergunta tem que ser respondida nas eleições de 2022. Perdemos mais de 62 mil vidas para a covid-19, são 1,6 milhão de desempregados e 1,7 milhão, na pobreza. Tem família que precisa escolher se compra o botijão de gás ou a comida, que está cozinhando com lenha para poder comer.
A situação é complicada, mas juntos nós podemos virar esse jogo. Tem muita gente boa fazendo coisa boa no Rio de Janeiro. É hora de unirmos essas pessoas que têm uma história de dedicação e luta pelo nosso estado para colocar a mão na massa e construir um novo projeto de desenvolvimento.
Queremos nossas crianças na escola aprendendo e com merenda de qualidade para se desenvolver. Queremos que nossos jovens tenham oportunidades para estudar e trabalhar e ter um futuro melhor. Queremos que todos os pais e mães de família tenham emprego e salário decentes para cuidar dos filhos. Queremos uma polícia eficiente, que receba bons salários e seja respeitada. Queremos segurança e estabilidade para que os pequenos e grandes empresários possam investir e gerar riqueza.
O Rio de Janeiro tem vocação de grandeza, um povo criativo, batalhador e centros de pesquisa e tecnologia que são fundamentais para fortalecer o setor produtivo e atrair investimentos. O governo tem que ser parceiro de quem trabalha e produz, não servir aos interesses do crime organizado e de políticos corruptos.
As eleições de 2022 serão as mais importantes da nossa história. Nela vamos escolher entre um passado corrupto que quer nos manter reféns e a esperança num futuro melhor. É hora de termos coragem e nos unirmos para construirmos um novo Rio de Janeiro.
As eleições de 2022 serão as mais importantes da nossa história. Nela vamos escolher entre um passado corrupto que quer nos manter reféns e a esperança num futuro melhor. É hora de termos coragem e nos unirmos para construirmos um novo Rio de Janeiro.
Marcelo Freixo é professor e deputado federal pelo PSB do RJ
Wesley Teixeira é jovem negro da Baixada, evangélico e educador popular
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.