O circuito do Vale do Cuiabá teve o traçado assinado pelo campeão mundial da modalidade, o petropolitano Henrique Avancini - Divulgação
O circuito do Vale do Cuiabá teve o traçado assinado pelo campeão mundial da modalidade, o petropolitano Henrique AvanciniDivulgação
Por O Dia
Rio - Terra natal de Henrique Avancini, medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, Petrópolis tem vivido cada vez mais o mountain bike. Nos dias 24 e 25 de agosto, a cidade sediará o XTerra Brasil Tour, festival de esportes off-road com corrida em trilha e MTB, e que vai contar com uma prova exclusiva e inovadora em formato de seis horas, chamada de MTB Cup X6. Além dela, serão realizadas corridas no estilo trail (trilha) de 5, 10 e 21 quilômetros, duathlon (dupla em corrida) e kids (crianças).

"Petrópolis é uma cidade que conta com um fator logístico bastante favorável, pela proximidade do Rio de Janeiro. Além disso, somado às montanhas da região, ar puro e um visual alucinante farão da edição uma experiência inesquecível para todos, principalmente os amadores”, explica Gabriela Corrêa, gerente do XTerra no Brasil.

A MTB Cup X6 acontecerá somente na etapa de Itaipava e consiste em uma experiência de seis horas pedalando em um percurso de XCO nos padrões mundiais. A prova acontecerá na pista criada pelo campeão mundial Henrique Avancini, no Vale do Cuiabá. Devido às especificidades de uma competição tão longa, o trajeto precisou sofrer algumas alterações, tornando-o assim mais propício para atletas amadores.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da Turispetro. Nesta semana, o prefeito Bernardo Rossi fechou parceria com Avancini para a construção de uma Pump Track no Parque Municipal, em Itaipava. A proposta é fazer uma pista revestida por asfalto, que atenda também aos praticantes de outras modalidades, como patins, skate e patinete.

"O mountain bike é uma modalidade que está crescendo em todo o país e a nossa cidade conta com um campeão mundial, que está ajudando no fomento da prática em Petrópolis. Investimos em parcerias para que mais eventos sejam realizados aqui”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Além da construção da pista, a atual gestão criou a primeira prova permanente do calendário esportivo, a Copa Imperial de MTB, que acontecerá no dia 4 de agosto.