Prefeito Bernardo Rossi inaugurou o novo CRAS - Divulgação/ASCOM
Prefeito Bernardo Rossi inaugurou o novo CRASDivulgação/ASCOM
Por O Dia
Petrópolis - Foi inaugurado neste sábado o Centro de Referência de Assistência Social do bairro Independência, em Petrópolis. Ponto de apoio para famílias em risco social, oferecendo auxílio psicológico, pedagógico e de assistência social, a unidade espera atender cerca de cinco mil pessoas das regiões do Taquara, Serrinha, Quarteirão Italiano, Bairro Mauá e Cremerie.

"Hoje estamos aqui realizando um sonho, que é de devolver essa unidade do CRAS para essa comunidade tão importante na nossa cidade. Aqui é a porta de entrada para vários serviços essenciais para nossa população”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que inaugurou o novo CRAS ao lado do vice-prefeito Baninho, da secretária de Assistência Social, Denise Quintella e de parentes do morador Eloitson Antônio da Silva, grande representante da comunidade e que deu nome à unidade. Eloitson faleceu aos 45 anos, em 2018, vítima de um soterramento decorrente de fortes chuvas.

Somente no dia da inauguração, 20 novas famílias foram incluídas no programa Família Feliz, que oferece acompanhamento de crianças de 0 a 3 anos de idade para auxílio no desenvolvimento. No local, através da Ação Social, foram oferecidos ainda atendimentos para a emissão da primeira e segunda via do documento de identidade, orientações para registro do Cadastro Único - para a inclusão em programas sociais como o Bolsa Família -, orientações jurídicas e sobre violência contra a mulher, além de recreação para as crianças e corte de cabelo.

"Tenho três filhos e não tenho facilidade para me deslocar para o centro da cidade. Aqui aproveitei para fazer a identidade do meu filho. Ações como essa ajudam muito a comunidade, facilitam a nossa vida", disse Gabriela Carolina Leivas, de 24 anos, moradora do local.

O mutirão contou ainda com consultas em clínica médica, fisioterapia, pediatria, dentista, atendimentos com enfermeiro para realizar preventivos, além de um o teste rápido para a identificação das doenças infecto contagiosas. Oitenta pessoas foram atendidas.

"Estamos mais uma vez com ação social, junto com os atendimentos da saúde. Estamos atendendo a demandas da comunidade do Independência, que agora terão o cuidado reforçado com a atuação do CRAS", destacou a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.