Terminal passará por reforma - DANIEL CAMARA
Terminal passará por reformaDANIEL CAMARA
Por O Dia
Petrópolis - Local de maior movimentação de passageiros em Petrópolis, a Estação Rodoviária Imperatriz Leopoldina, o Terminal do Centro, passará por reformas em sua estrutura. A obra prevista pela prefeitura contempla a troca de todas as telhas, impermeabilização da cobertura, recuperação do piso em granitina, revestimento de paredes e teto, revisão das instalações elétricas, soluções de acessibilidade e manutenção de pavimentação. Ao todo, o local receberá um investimento de R$ 1.060 milhão. A licitação está marcada para o dia 5 de setembro.

"Nós sabemos a importância que essa obra vai ter para os moradores que utilizam o Terminal do Centro todos os dias. A prefeitura já vem fazendo uma série de melhorias no terminal, mas era preciso uma reforma maior, mais ampla, como essa que será feita agora. Em breve os moradores terão um local com mais conforto, com uma estrutura melhor, inclusive para os motoristas dos ônibus. Sem contar que o local vai passar a ter mais acessibilidade, permitindo o uso de maneira adequada pelas pessoas com deficiência que frequentam o terminal diariamente", disse o prefeito Bernardo Rossi.

O Terminal do Centro é o maior a cidade, recebendo cerca de 40 mil usuários todos os dias. São 1.640 viagens de 80 linhas de ônibus deslocando os moradores entre os bairros e a parte central da cidade. No ano passado a prefeitura reformou os dois banheiros, masculino e feminino, e proporcionou melhorias no sistema de escoamento de água pluviais dos telhados.

"Nós temos promovido uma série de ações para melhorar o sistema de transporte público e a mobilidade urbana da cidade, temos feito fiscalização junto às empresas de ônibus, cobrado a renovação da frota e, com isso, já temos 42 coletivos novos atendendo os petropolitanos. Também estamos fazendo alterações de trânsito para diminuir o tempo durante as viagens. Tudo para que os usuários do transporte público tenham um serviço melhor. E dentro disso está a reforma dos terminais da cidade. Todos os serviços feitos até agora são melhorias que nós promovemos no Terminal do Centro já dentro do projeto de revitalização e que se complementam com a reforma completa que será feita agora", ressaltou o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

O novo projeto de revitalização prevê obras de instalação de telhas de aço novas, cumeeiras e rufos, com impermeabilização de calhas, tanto na área coberta quanto junto às baias de ônibus. O piso será totalmente substituído e polido, ganhando azulejos podotáteis, que ajudam na orientação para pessoas com deficiência visual. Além disso, as pedras portuguesas da rua Doutor Porciúncula, que dá acesso ao terminal, serão recompostas e os revestimentos do teto e das muretas.

Já no espaço de circulação dos ônibus será aplicada uma nova camada de pavimentação e feito o nivelamento de caixas de ralo e dos “almofadões” na entrada e saída do terminal, além da construção de meio-fio junto às baias e da colocação de balizadores.