O circuito do Vale do Cuiabá teve o traçado assinado pelo campeão mundial da modalidade, o petropolitano Henrique Avancini - Divulgação
O circuito do Vale do Cuiabá teve o traçado assinado pelo campeão mundial da modalidade, o petropolitano Henrique AvanciniDivulgação
Por O Dia
Petrópolis - Terra do ciclista medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Henrique Avancini, Petrópolis será palco mais uma vez de uma competição de mountain bike. Após sediar a Copa Internacional, em março, a cidade receberá, neste fim de semana, a etapa do XTerra Brasil Tour, que reunirá 1200 competidores entre os dias 24 e 25, no Vale do Cuiabá.

Serão realizadas corridas de montanha de 5, 10 e 21 quilômetros, duathlon, kids e a inédita prova de Mountain Bike Cup X6, em uma pista assinada pelo próprio Avancini. A expectativa é que mais de duas mil pessoas participem do evento, que vai contar ainda com food trucks, cervejarias artesanais e stands de lojas com produtos esportivos.

"Petrópolis é uma cidade que conta com um fator logístico bastante favorável, pela proximidade do Rio de Janeiro. Além disso, somado às montanhas da região, ar puro e um visual alucinante farão da edição uma experiência inesquecível para todos, principalmente os amadores", explica Gabriela Corrêa, gerente do XTerra no Brasil.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da Turispetro. 

"O objetivo é atrair os praticantes das diversas modalidades de todo o país para o município, estimulando a vinda de mais turistas, além de fomentar o esporte como um todo. Além disso, temos como grande parceiro o Henrique Avancini, que abraça o esporte e nos dá suporte em uma série de ações voltadas para o mountain bike", explicou Leandro Kronemberger, superintendente da pasta.