Profissionais da rede pública de saúde participaram de debate - Divulgação
Profissionais da rede pública de saúde participaram de debateDivulgação
Por O Dia
Petrópolis - Profissionais da rede pública de saúde de Petrópolis vêm participando de ações de sensibilização ao Setembro Amarelo, que visa o cuidado e prevenção ao suicídio. Nesta semana, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e professores de educação física participaram de um debate sobre a identificação de pacientes com quadro depressivo. O preparo dos profissionais vai possibilitar avanços nas notificações dos casos.

Houve um aumento de ocorrências no município de 60% entre a década de 1980 e este ano. Número que acompanha os índices nacionais. Entre os registros, nos últimos anos, tem sido identificado uma crescente incidência envolvendo jovens. Cerca de 20% dos casos no Brasil são entre adolescentes. Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde, o volume de pessoas que vivem com depressão aumentou 18% desde 2005. No país, a doença atinge 5,8% da população.

"Vamos trabalhar na implementação da notificação dos atendimentos em que as pessoas apresentam transtornos e chegam até a citar o interesse pelo suicídio. Essas pessoas precisam ter um olhar diferenciado desde o momento em que se identifica essa tendência", destaca o diretor do Departamento da Saúde Mental, Oswaldo Alberto Filho.

Atualmente, Petrópolis conta com a Rede de Atenção Psicossocial que oferece os serviços de urgência e emergência psiquiátrica durante 24 horas em regime de plantão no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. A rede de saúde pública possui ainda os Centros de Atenção Psicossocial, que atuam em diferentes linhas, dando suporte a pacientes usuários de álcool e outras drogas, além de uma unidade específica para o público infantojuvenil.

Dando continuidade o Setembro Amarelo, acontecerá no próximo dia 24 o 1º Seminário de Prevenção ao Suicídio, organizado pela Coordenaria de Políticas sobre Drogas, no auditório da Casa de Educação Visconde de Mauá, localizado na Avenida Barão do Rio Branco. O evento, que acontecerá das 9h às 12 h, será aberto ao público.