Prefeito Bernardo Rossi esteve na inauguração do CREAS - Divulgação
Prefeito Bernardo Rossi esteve na inauguração do CREASDivulgação
Por O Dia
Petrópolis - Mais amplo, em um local diferente, com mais salas para realizar atendimentos individuais e em grupo, foi inaugurada nesta quinta-feira a nova sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social de Petrópolis. A unidade atende jovens encaminhados pela Vara da Infância, Juventude e do Idoso que precisam cumprir medidas socioeducativas em meio aberto.

"Recebemos pessoas em vulnerabilidade social, de média e alta complexidade, nós gerimos a medida socioeducativa em meio aberto, acompanhamos pessoas com negligência, abandono, maus-tratos, qualquer tipo de violação de direitos, idosos, deficientes, crianças. Temos um trabalho bem especial e bem específico aqui", destacou a coordenadora do CREAS, Lavínia Barreto, durante o evento.

O CREAS somou, apenas nos primeiros seis meses do ano, 655 atendimentos gerados através de denúncias feitas na própria unidade ou pelo Disque 100, além dos casos encaminhados pela Vara da Infância, Juventude e Idoso. Atualmente, cerca de 70 jovens são acompanhados no local, onde participam de grupos de trabalhos para a discussão de temas diversos. No suporte a famílias e indivíduos em situação de risco social, o Centro desenvolve um trabalho para o cuidado de casos onde são identificadas violações de direitos.

A inauguração foi marcada pela homenagem à psicóloga Renata Straub dos Santos, que faleceu em julho e foi escolhida para dar nome à unidade. A profissional marcou sua atuação pela Secretaria de Assistência Social através trabalho voltado para o cuidado da população em vulnerabilidade.